Meio Bit » Arquivo » Games » Bravely Default, o jogo que está fazendo a Square repensar seus JRPGs

Bravely Default, o jogo que está fazendo a Square repensar seus JRPGs

Presidente da Square Enix diz que sucesso alcançado pelo Bravely Default, um jogo tipicamente japonês, fará com que empresa repense a abordagem que está dando aos seus JRPGs.

10 anos atrás

Bravely-Default

Antes tarde do que nunca… A Square Enix parece ser adepta desta filosofia e depois de vários anos sendo criticada por ter perdido a mão em seus RPGs, a empresa japonesa finalmente se deu conta de que precisa voltar às origens e o gatilho que disparou essa mudança de planos foi justamente o sucesso alcançado por um lançamento recente, o Bravely Default.

Segundo o presidente da editora, Yosuke Matsuda, o erro deles foi tentar criar jogos que conquistassem uma parcela maior do público, algo que não se mostrou bem sucedido.

No passado, quando desenvolvemos jogos para consoles com uma premissa global, nós perdemos nosso foco e eles acabaram sendo jogos que não se adequaram ao gosto japonês, mas acabaram sendo títulos incompletos que não se adequam também ao público global.

Por outro lado, há jogos como os JRPGs que fizemos para o público japonês com os elementos corretos, como o Bravely Default, que terminou vendendo bem em todo o mundo.

Para ilustrar sua opinião, o executivo citou como exemplo o Hitman: Absolution, título que a IO Interactive criou visando conquistar um público global (o que basicamente significa agradar os jogadores que não conhecem a franquia e ignorar os antigos fãs), mas que falhou em ser um sucesso comercial. Ou seja, o que a Square Enix espera fazer é voltar às raízes, criando jogos que apelem para seu público padrão e assim aumentar as vendas, o que não deixa de ser irônico.

Eu ainda me lembro da época em que as empresas não tinham essa preocupação de agradar este ou aquele consumidor e sim de fazer um bom jogo, o que em boa parte das vezes resultava em vendas no mínimo aceitáveis e nos fez aprender a amar grande parte das bizarrices que tinham os japoneses como alvo. Portanto, obrigado Bravely Default, que o seu sucesso sirva de legado, nos trazendo os JRPGs das antigas que tanto amávamos.

Fonte: Siliconera.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários