Meio Bit » Arquivo » Ciência » Entenda Equinócios e Solstícios em um TimeLapse incrível

Entenda Equinócios e Solstícios em um TimeLapse incrível

Hoje é o Equinócio de Outono, um dos dois dias no ano em que dia e noite possuem a mesma duração. Não entende como isso funciona? Então veja esse incrível Time Lapse feito pela NASA.

10 anos atrás

estações_msg_2010-2011

Mais um outono se inicia no hemisfério Sul e, para quem não fugiu da aula de Geografia, hoje marca um dos dois dias durante o ano inteiro em que noite e dia possuem a mesma duração. Estou falando dos Equinócios. Isso acontece quando o Sol cruza o plano do Equador Celeste. O de hoje, dia 20 de março, marca o início do outono no hemisfério sul e da primavera no hemisfério norte. O próximo Equinócio vai ser em setembro, quando teremos o início da primavera no hemisfério sul e do outono no hemisfério norte.

O Solstício acontece quando o Sol atinge a maior declinação em latitude, medido da linha do Equador. Também acontece duas vezes ao ano e marca o início do Inverno e do Verão. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não é a distância entre Terra e Sol que determina as estações do ano e sim essa relação entre a orbita aparente do Sol e a inclinação da Terra.

Para deixar isso mais claro, a NASA divulgou um TimeLapse que vai tirar todas suas dúvidas sobre essa questão. O satélite  Meteosat, que está em órbita geoestacionária, realizou uma foto infravermelha por dia, no mesmo horário, entre setembro de 2010 e setembro de 2011. O resultado é esse pequeno vídeo de apenas 13 segundos que mostra o movimento aparente do Sol sobre nosso pequeno planeta. 

Mais imagens em alta definição e mais informações podem ser encontrados no site da NASA.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários