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GDC 2014: Unreal Engine 4 torna-se disponível para todos por US$ 19/mês

Modelo de assinaturas visa tornar a Unreal Engine 4 popular; desenvolvedores terão acesso à plataforma por US$ 19/mês mais 5% do faturamento bruto dos games

19/03/2014 às 16:00

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A Epic Games já demonstrou certa preocupação com o custo crescente do desenvolvimento de jogos. Hoje em dia, mesmo um desenvolvedor indie não consegue criar um game sem desembolsar uns bons tostões. Claro, há exceções como o cenário indie do Japão onde os devs não consideram falta de dinheiro um fator crítico, mas no ocidente o valor das verdinhas dita a indústria.

Ao menos a Epic está fazendo sua parte. A Unreal Engine é um motor gráfico fabuloso, entretanto não é barata. A licença da Unreal 3 custa uns bons milhares de dólares, dependendo do tamanho do projeto. Isso claro sem considerar uma fatia nos lucros. Só que com a chegada da Unreal Engine 4 as coisas vão mudar: a Epic anunciou um plano de assinatura que tornará o motor bem mais acessível a todos.

O novo modelo trabalha com um valor fixo de 19 dólares ao mês, além de 5% do faturamento bruto em cima das vendas dos games desenvolvidos utilizando o motor. Não há qualquer menção ao modelo anterior praticado com UDK da Unreal 3, que era de graça desde que os games fossem gratuitos ou educacionais, entretanto eu considero um valor bem acessível para se ter acesso a um motor novinho. E ainda que pareça muito a empresa compara a fatia do bolo que fica com ela com a que a Apple, Google e Valve costumam morder, que é de 30%.

O fundador e diretor de tecnologia da Epic Games Tim Sweeney ressaltou que a Unreal Engine "não é mais um motor para jogos de tiro apenas, mas para o que você quiser criar". Os interessados podem se inscrever no site da Epic desde já, basta observar as exigências mínimas de hardware para rodar o motor.

Fonte: Joystiq.

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