Meio Bit » Baú » Games » Google quer ver gamers do iOS e Android jogando juntos

Google quer ver gamers do iOS e Android jogando juntos

Google pode anunciar amanhã uma plataforma própria que vai permitir que gamers de iOS e Android possam disputar partidas na mesma rede, com sistema de pontuação e troféus integrados. E a Microsoft também está buscando algo muito semelhante. Será que vai dar certo?

17/03/2014 às 17:30

android-to-ios-contacts

E não é só isso: a Microsoft também quer trabalhar com games nestas plataformas móveis. Já explico.

Sim, os serviços de jogos do Google Play, um conjunto de bibliotecas e softwares que formam a arquitetura utilizada por vários games do Android, estão sendo expandidos significantemente, tendo como alvo o iOS.

Tudo indica que um anúncio será feito pelo Google durante a Game Developers Conference ainda nesta semana, em São Francisco, explicando como eles pretendem trazer recursos que permitam jogos multiplayer de turno ou em tempo real, para o sistema móvel da Apple.

Os desenvolvedores poderão optar pela integração do serviço em seus jogos, de forma que eles permitam que jogadores de gadgets com Android e iOS se digladiem virtualmente divirtam juntos.

Lembro aqui que este tipo de coisa já vem sendo estudada e requisitada há anos. E que jogos da Play já suportam esse cross-platform através de um plug-in do game engine Unity, inclusive com sistema de registro de conquistas e ranking dos melhores jogadores, mas ainda não tem multiplayer nato. Os responsáveis pelo Unity garantem que o plug-in será atualizado nos próximos meses para integrar este recurso.

Se a Apple vai deixar o Google conectar os jogadores através de seu próprio framework, só futuro dirá. Pampammpaaaammm.


E eu falei da Microsoft lá em cima, certo? Pois bem, a empresa também está expandindo a Xbox Live para dispositivos móveis. Claro que isso inclui Windows Phone, mas a ideia é criar um push que funcione também em smartphones e tablets da maçã e do robô.

Essa mexida nas peças de tabuleiro das duas empresas pode mudar todo o mercado de games móveis. Por enquanto cada empresa fazia as coisas à sua maneira - iOS com o GameCenter, Android no Google Play e Windows Phone com games da Xbox Live.

O Google, aliás, afirma que a maioria das funções de sua nova arquitetura já estará disponível amanhã, dia 18, e tentará a todo custo convencer os developers a fazer uso de seus novos serviços multiplataforma.

A seguir, cenas dos próximos capítulos…

Mas antes…

Eu não poderia deixar de falar que uma das coisas mais legais que poderiam surgir disso, que seria <dream mode="on"> poder ver um cruzamento de plataformas entre a PSN, Steam e Xbox Live! <dream mode="off">

crossconsole2

Enquanto a gigante americana mostra sinais de que “Yes, we can”, a Sony tem suas políticas, que são rígidas em relação a isso e ainda está estudando uma forma de conectar jogadores do PS3, PS4 e Vita.

A Nintendo disse que vai responder a pergunta assim que ela se lembrar qual a senha do Wi-Fi.

Fonte: The Verge.

relacionados


Comentários