Meio Bit » Arquivo » Hardware » Wello, mais um case que (quase) transforma seu iPhone num Tricorder

Wello, mais um case que (quase) transforma seu iPhone num Tricorder

Wello apresenta case para iPhone 5 e 5s capaz de realizar em segundos um checkup completo informando pressão, ritmo cardíaco e até como andam seus pulmões

10 anos atrás

wello

Já fazem quase dois anos que a Fundação Prêmio X ofereceu uma recompensa de US$ 10 milhões para a empresa que for capaz de entregar um dispositivo funcional que se aproxime ao máximo do Tricorder médico do Dr. McCoy de Star Trek, um computadorzinho portátil que com um simples escaneamento sobre a pele do paciente era capaz de realizar uma bateria de exames, comparar os sintomas com um banco de dados gigantesco e identificar quase qualquer doença conhecida pela Federação no século 23.

O tempo passou e os candidatos estão aparecendo. Primeiro foi o Infrascanner 2000, um aparato capaz de detectar anormalidades no cérebro; depois veio o Scanadu Scout, um aparelhinho promissor que foi um sucesso no Indiegogo, e por fim um projeto de estudantes de Illinois que conseguiram esfiar essas características num case de iPhone, porém focando na câmera (pun not intended, sério).

A Samsung colocou um monitor cardíaco no Galaxy S5, mas isso nem de longe chega perto num scanner como o Tricorder era. Agora a startup Azoi Inc. apresenta um case tal qual o pessoal de Illinois, mas operando tal qual o Scout. Trata-se do Wello.

O case se comunica com o iPhone via BLE (o mesmo princípio do iBeacon) para exibir as informações no companion app. Basta ligar o gadget, segurá-lo como indicado no vídeo abaixo (de modo que seu dedos entrem em contato com os quatro sensores) e aguardar alguns segundos. Pronto, o app exibirá informações como:

  • pressão sanguínea;
  • ritmo cardíaco;
  • nível de oxigênio no sangue;
  • temperatura;
  • saúde dos seus pulmões (depende de um acessório adicional onde você tem que soprar);
  • eletrocardiograma.

Claro, é importante lembrar que tal qual o Scout e outros produtos similares, o Wello não substitui o médico, entretanto pode ser uma ferramenta interessante para agilizar o diagnóstico e coletar resultados de exames mais superficiais. Claro, há o risco de ser mal utilizado como em casos de auto-consulta e auto-medicação, mas os benefícios compensam.

Tudo isso tem um preço: ele custará 199 dólares e deve ser adquirido no site da Azoi (no momento o produto está em pré-venda). O case é compatível com iPhone 5 e 5s, porém um sensor avulso também está sendo oferecido pelo mesmo preço para iPhone 4s ou Android. Ele será enviado para 35 países diferentes (o Brasil ficou de fora, como de praxe).

Fonte: Engadget.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários