Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Getty Images vai fornecer fotos para seu blog

Getty Images vai fornecer fotos para seu blog

A Getty Images acaba de criar uma categoria de Imagens de Uso não Comercial que podem ser utilizadas em Blogs e mídias sociais sem custo. Uma oportunidade interessante para o seu blog ficar dentro da lei.

10 anos atrás

getty_images

Não sei os leitores de hoje, mas alguns anos atrás, todo mundo queria ter um blog e encher de propagandas para ganhar um cascalho. O tema estava bombando e existiam listas de discussões sobre a melhor maneira de escrever o conteúdo, os melhores templates monetizados e a bíblia de todo mundo era o SEO (Search Engine Optimization). Eu mesmo fundei meu blog lá pelos anos de 2005. Porém, uma coisa era livre de preocupação na época: as imagens que eram colocadas para ilustrar os textos. Ninguém se preocupava com a questão dos direitos autorais. Era só procurar na internet algo que se encaixasse no texto e mandar bala, sem medo de ser feliz.

Tudo bem que blogs (do jeito que a gente fazia naquela época) não são mais tão populares, mas existe uma quantidade imensa de pessoas produzindo conteúdo na internet e o uso de imagens capturadas no Google Images continua crescendo. Mas, a forma como os fotógrafos estão encarando o uso de imagens não autorizadas também mudou. Isso pode ser visto no número de notificações extrajudiciais e processos por quebra de direitos de imagem. Só fazendo uma pequena observação, era muito interessante ver os blogueiros reclamando que imagem na internet não tinha nenhuma proibição, mas todos ficavam irritadinhos quando um texto era copiado em outro blog. Direito Autoral nos olhos dos outros é refresco.

Pensando nessa realidade da internet sem lei, a Getty Imagens apareceu com uma proposta interessante. Eles acabam de criar uma categoria em seu serviço chamada de "Imagens de uso não comercial". E onde se aplica isso? Aos produtores de conteúdo na internet onde não haja divulgação comercial nos textos. Ou seja, para você blogueiro do dia a dia e para qualquer serviço de produção de conteúdos. E como funciona? a Getty Images marcou 35 milhões de imagens com um pequeno ícone de Embed. Você clica neste ícone, copia o código HTML e cola sem seu site. A imagem vai ser visualizada com uma resolução de 0,17 MP e com a marca da empresa na parte de baixo. Vejam um exemplo.

Pelo menos aqui em casa o código demorou vários minutos para carregar. Pode ser algum problema de minha conexão ou o novo sistema ainda não está funcionando 100%. Ao lado do ícone de incorporação da imagem, você também encontra botões para compartilhar a imagem no Tumblr e no Twitter. Segundo o extenso termo de uso das imagens, a categoria de uso não comercial se enquadra quando a imagem for inserida em textos que não visem vender um produto ou serviço. Porém, esse mesmo texto pode estar em um blog monetizado, desde que ela não seja usada para vender nada. Ou seja, você pode ter Adsense até no título do blog, mas pode usar a Getty Images para falar da tristeza do inverno ou da alegria do verão.

Vai funcionar? Não sei, pois é muito mais fácil encontrar as imagens no Google, mas pode ser uma iniciativa que leve outros serviços a oferecerem a mesma opção. Porém, a parte mais fraca da negociação sai perdendo, pois o fotógrafo que teve sua foto marcada como "uso não comercial" não vai ganhar nem um tostão pelo uso de sua foto. Ou seja, é o popular "vamos divulgar seu trabalho". Nem tudo é perfeito.

Fonte: British Journal of Photography

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários