Meio Bit » Arquivo » Hardware » Apple anuncia CarPlay, um navegador iOS para seu carro [UPDATE: Vídeo]

Apple anuncia CarPlay, um navegador iOS para seu carro [UPDATE: Vídeo]

CarPlay, o sistema de navegação da Apple que integrará o iPhone aos veículos é anunciado oficialmente

10 anos atrás

apple-carplay

Na última WWDC a Apple deu uma pincelada num recurso que deixou muita gente de anteninha ligada: tratava-se do iOS in the Car, um sistema embutido em veículos que permite o controle do mesmo através dos controles embutidos no veículo. Através dele é possível ouvir músicas, atender ligações e utilizar o sistema de navegação da maçã de modo mais seguro, sem que você tenha que manusear seu smartphone e tirar os olhos da estrada.

Claro, os Mapas da Apple podem te mandar para o meio da represa de Guarapiranga que para a empresa não tem água, mas divago.

Hoje a Apple anunciou oficialmente o serviço, renomeado-o para CarPlay. As primeiras montadoras que contarão com o recurso são Ferrari, Volvo e Mercedes-Benz, que muito provavelmente demonstrarão os primeiros modelos com o feature durante o Salão do Automóvel de Genebra, que terá início nesta quinta-feira. As próximas montadoras que contarão com o recurso serão BMW, Ford, GM, Honda, Hyundai, Jaguar Land Rover, Kia, Mitsubishi, Nissan, PSA Peugeot Citroën, Subaru, Suzuki e Toyota.

O CarPlay será compatível com a Siri, permitindo que o usuário nem precise tirar as mãos do volante para acessar as funções do smartphone. As imagens mais recentes divulgadas mostram que a interface é bem limpa, e o botão Home virtual foi deslocado da parte inferior para a esquerda do visor, para facilitar a vida do motorista e não exigir que ele tenha que esticar o braço para acessar o painel.

apple-carplay-001

apple-carplay-002

O Apple CarPlay será compatível apenas com iPhones a partir do 5, devido a obrigatoriedade da conexão via Lightning. A previsão é que a compatibilidade seja liberada na atualização para a versão 7.1 do iOS, o que pode significar que ele não esteja muito longe de ser lançado. Em todo caso acredito que esse recurso ainda demorará para chegar por aqui e quando o fizer será caro, já que as concessionárias vendem qualquer coisinha a mais como opcional, e até o ano passado airbags duplos e freios ABS não eram itens obrigatórios. Imagine um sistema de navegação da Apple.

UPDATE: a Volvo liberou um vídeo demonstrando o CarPlay no painel de um XC90 e mostra que ele também suportará apps de terceiros, como o Spotify:

Fonte: TNW.

relacionados


Comentários