Meio Bit » Baú » Ciência » Lua encobrindo Saturno - mais um timelapse bacana

Lua encobrindo Saturno - mais um timelapse bacana

O Fotógrafo Colin Legg conseguiu fazer um belo Time-Lapse da Lua encobrindo Saturno graças a capacidade de capturar vídeos em formato RAW do plugin Magic Lantern.

27/02/2014 às 12:47

lua encobrindo saturno

Fenômenos astronômicos são legais. Quase todo mundo concorda com isso e, creio, que 100% dos leitores deste site devem aprovar belas fotos feitas das estrelas. Bem, eu sou um grande admirador, embora nunca tenha feito algo do gênero (vontade não falta). Antigamente, a possibilidade de trabalhar com astrofotografia era reservada para quem podia investir pesado em equipamento e estudar muito para conseguir uma bela imagem. Hoje em dia a questão do equipamento é mais tranquila e barata, mas ainda tem que estudar muito. O acesso a astrofotografia pode ser resumido na quantidade absurda de blogs, sites e imagens nas redes sociais de gente que está mandando muito bem no assunto (e não são, necessariamente, profissionais).

O exemplo da semana dentro da área e este vídeo em forma de time-lapse feito pelo fotógrafo Colin Legg que registrou um evento astronômico até simples (e não muito raro), mas que oferecia algumas dificuldades técnicas. O movimento da Lua encobrindo Saturno acontece algumas vezes por ano, mas o fato de nosso satélite natural possuir um brilho muito forte, muitas vezes inviabiliza o registro do momento. Colin resolveu o problema instalando o plugin Magic Lantern em sua Canon EOS 5D mark II e fez a captura do momento em vídeo salvo no formato RAW (sem compressão). O resultado foi um vídeo onde a edição possibilitou realçar momentos importante e controlar a luminosidade da lua.

Colin se utilizou de uma telescópio Celestron C8 (2000 milímetros), sua Canon 5D mark II com abertura de diafragma em f/10, obturador em 1/60 e ISO 200, e o plugin Magic Lantern RAW. O vídeo teve um crop de 3x e com resolução de 1880 x 1056pixels. Vejam abaixo o resultado.

relacionados


Comentários