Meio Bit » Arquivo » Games » Para Inafune, japoneses não entendem mercado norte americano

Para Inafune, japoneses não entendem mercado norte americano

Keiji Inafune volta a criticar indústria japonesa e diz que o motivo para estúdios locais não se arriscarem no Kickstarter é porque não entendem o mercado norte americano.

10 anos atrás

Mighty-No-9

No últimos anos Keiji Inafune tem sido um duro crítico da indústria japonesa de games e depois de ver declarações de que o financiamento coletivo ainda não pegou no país porque o dinheiro não seria um problema, o game designer disse acreditar que na verdade o motivo seria outro.

Olhando para os dados dos  apoiadores do Mighty No. 9, aproximadamente 60% dessas pessoas são da América do Norte. Então é claro, os desenvolvedores japoneses precisam fazer algo que agrade o público norte americano. Atualmente muitos desenvolvedores japoneses não sabem dizer o que esse público quer e até que aprendam como podem fazer isso, este será um dos maiores obstáculos.

O criador do Mega Man citou como exemplo o Bionic Commando, um jogo que não se saiu muito bem no Japão, mas que vendeu bastante nos Estados Unidos e como algumas pessoas na Capcom não entenderam o porquê disso ter acontecido, foram incapazes de perceber que ainda existe uma grande possibilidade de ganhar dinheiro com o game e até que os japoneses comecem a entender o mercado americano, será difícil outra companhia local conseguir sucesso no Kickstarter.

Apesar da opinião de Inafune fazer sentido, tenho minhas dúvidas se o sucesso da campanha do Mighty No. 9 se deve realmente a sua habilidade de enxergar aquilo que os jogadores queriam ou o puro oportunismo para explorar um espaço deixado há anos pela sua antiga empresa, embora uma coisa esteja diretamente ligada a outra.

Além disso, acho que pesa também o fato do game designer ter diversos jogos de peso em sua carreira e seja por via do financiamento coletivo ou de dinheiro vindo de uma grande editora, o importante é que em breve teremos a oportunidade de jogar algo parecido com um Mega Man e se a Capcom foi incapaz de enxergar demanda por um jogo assim, então que outra pessoa o faça e ninguém melhor do que o próprio criador da franquia.

Fonte: GamesIndustry.

relacionados


Comentários