Meio Bit » Arquivo » Hardware » MWC 2014: Samsung revela variante do Galaxy S5 com SoC octa-core

MWC 2014: Samsung revela variante do Galaxy S5 com SoC octa-core

Ooops… Samsung sem querer revela que variante do Galaxy S5 contará com SoC de oito núcleos, muito provavelmente o Exynos 5 Octa.

10 anos atrás

galaxy-s5

Há quase um ano atrás, a Samsung apresentou ao mundo o Galaxy S4 e com ele, o primeiro dispositivo equipado com um processador de oito núcleos, o Exynos 5 Octa. Entretanto, ao contrário do desejo do público ele não utiliza todos os cores ao mesmo tempo: o 5410 equipado no S4 e o 5420 presente no Note 3 possuem dois conjuntos de quatro cores com tarefas distintas; os de núcleo Cortex-A7 com clocks entre 1,2 e 1,4 GHz servem para funções rotineiras, enquanto que os de núcleo Cortex-A15 (clocks entre 1,6 e 1,8 GHz) são direcionados para uso pesado. Isso rendeu-lhe uma cutucada da MediaTek, que prometeu lançar um SoC de oito núcleos de verdade.

Foi então que a Sammy resolveu se mexer, anunciando que iria atualizar sua linha de SoCs octa-core para utilizar todos os núcleos simultaneamente, entretanto essa novidade não se aplicou ao S4 e nem ao Note 3. Ela na verdade foi cautelosa ao dizer que ambos aparelhos teriam problemas de performance, e que a linha seria revista do zero para dar suporte ao uso de todos os cores sem problemas.

Só que a Samsung anunciou ontem o Galaxy S5 e nada foi dito no evento sobre o SoC que ele utilizaria. A nota oficial da empresa é que por enquanto apenas uma variação seria comercializada, com o Snapdragon 801 da Qualcomm. Só que o site Samsung Tomorrow postou um infográfico comparando as características dos cinco modelos da linha Galaxy S, e sem querer revelou que uma varia utilizando um octa-core estaria a caminho. O site já alterou a imagem, mas a internet foi mais rápida:

galaxy-s-comparison

A possibilidade é que tal variante conte com o suposto primeiro SoC de 64 bits da Samsung, para fazer frente ao processador A7 da Apple que ela própria fabricou. Resta saber qual será a estratégia empregada pela Samsung, em quais mercados esse processador estará disponível. A versão do S4 com o Exynos 5410 e conexão 4G nunca saiu da Pior Coreia (o vendido com esse SoC no ocidente era o modelo 3G), portanto é possível que essa variante só seja lançada em mercados restritos e não seja disponibilizada mundialmente. Em todo caso, convém esperar um pouco para descobrir o que a Samsung pretende.

Fonte: GSM Arena.

relacionados


Comentários