Meio Bit » Arquivo » Internet » Cortana será a assistente virtual que combinará o melhor da Siri e Google Now

Cortana será a assistente virtual que combinará o melhor da Siri e Google Now

Pessoal do The Verge consegue alguns detalhes acerca de Cortana, a futura assistente virtual da Microsoft

10 anos atrás

cortana-001

O tempo vai passando e cada vez mais informações vão sendo reunidas sobre Cortana, a futura assistente virtual da Microsoft que chegará em breve no Windows Phone (é possível que o beta já esteja disponível na linha Lumia com Windows Phone 8.1) e outras plataformas como Windows para desktop, Xbox e até mesmo dispositivos dos concorrentes através do Bing. O pessoal do The Verge conseguiu coletar alguns dados e divulgou detalhes interessantes.

De certa forma, a Microsoft possui uma filosofia bem diferente tanto da Apple quanto do Google. Enquanto a primeira fecha o iOS com chave e convence seu usuário que o que ela definiu é o melhor para ele, o segundo entrega inúmeras ferramentas de customização aos desenvolvedores parceiros e até mesmos aos consumidores, e cada um decide como utilizar o sistema. Redmond prefere um meio-termo: ela entrega ferramentas a devs e usuários que permitem customizações até certo nível.

Cortana seguirá o mesmo caminho, sendo que ela assimilará algumas características presentes nas assistentes concorrentes: ela terá uma personalidade como a Siri e terá recursos de aprendizado como o Google Now, sendo alimentada por Bing e Foursquare. O ícone de Cortana será animado e seguirá o padrão de cores do Windows Phone, tendo voz (muito provavelmente da atriz Jen Taylor, que dublou a personagem da série Halo) e poderá interagir com o usuário de modo um pouco mais profundo do que a Siri. Por exemplo, ela poderá chamá-lo pelo nome, ler seus e-mails e fazer sugestões dependendo do conteúdo das mensagens. Ela poderia em tese oferecer ajuda durante processos em que ela identificar que o usuário enfrenta dificuldades, além de sugerir conteúdo de acordo com suas preferências. Claro, tudo isso pode ser controlado: se você não quiser que Cortana saiba demais de sua vida é só limitar suas permissões.

A Microsoft não mencionou como Cortana se comportará a respeito de outros apps instalados, mas é um tanto óbvio que para o nível de armazenamento e gerenciamento de informações que a assistente está sendo preparada para controlar (a intenção é que ela assuma o comando de WP8, Windows e Xbox, além de se fazer presente em iOS e Android via Bing) é imprescindível que ela colete alguns dados de outras aplicações. A previsão é que mais novidades sejam divulgadas pela Microsoft durante a BUILD 2014, onde há a possibilidade que a Microsoft apresente a primeira versão do Windows 9.

Fonte: The Verge.

relacionados


Comentários