Meio Bit » Arquivo » Games » Um jogo que tentará te ensinar a lidar com o medo

Um jogo que tentará te ensinar a lidar com o medo

Usando um sistema de biofeedback para medir o nível de ansiedade do jogador, game de terror promete se tornar mais difícil conforme nosso corpo demonstra sinais de estresse.

10 anos atrás

nevermind

Há muito tempo os games estão sendo usados para mais do que apenas entreter, como por exemplo educar, e hoje é relativamente comum os vermos sendo utilizados até para tratar algumas doenças, mas um jogo chamado Nevermind tem chamado a atenção por propor algo um tanto inusitado.

Nascido de um projeto acadêmico idealizado por Erin Reynolds, o grande destaque do jogo é a promessa de medir, através de biofeedback, o nível de estresse que algumas situações causam no jogador e assim aumentar a dificuldade conforme ele for ficando mais nervoso. Como se trata de um game de terror, podemos deduzir que serão muitos os momentos em que nosso coração disparará.

No jogo assumiremos o papel de um Neuroprober, um médico que pode se aventurar pela mente dos seus pacientes para assim tratar seus problemas psicológicos. O segredo portanto será tentar se manter o mais calmo possível e mesmo que a pessoa não esteja usando o equipamento necessário para medir seus batimentos cardíacos, o título conseguirá registrar sua ansiedade calculando os movimentos do jogador e da câmera.

Ao jogar o game você se submete a todos esses tipos de experiências aterrorizantes, terríveis e o jogo sabe quando você está assustado, quando está estressado,” declarou a game designer. “Quando ele detecta que você está começando a ficar um pouco ansioso, ele começa a se tornar mais difícil. O jogo reagirá dinamicamente a como você se sente internamente.

Este não é um conceito novo e embora essa tecnologia tenha potencial para aumentar consideravelmente a imersão nos games, ela continua sem se tornar tão comum quanto muitos gostariam, afinal a Nintendo surgiu com algo parecido ainda na época do Nintendo 64 e até prometeu um sensor para o Wii, que nunca saiu do papel.

No caso do Nevermind, pode ser que ele também nunca seja lançado, pois no momento a sua campanha no Kickstarter está muito longe de atingir os US$ 250 mil necessários e pensando bem, talvez seja melhor assim. Já pensou jogar um Outlast usando um sistema como esse?

[Dica do @la_gomes]

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários