Meio Bit » Baú » Games » Um jogo que tentará te ensinar a lidar com o medo

Um jogo que tentará te ensinar a lidar com o medo

Usando um sistema de biofeedback para medir o nível de ansiedade do jogador, game de terror promete se tornar mais difícil conforme nosso corpo demonstra sinais de estresse.

13/02/2014 às 11:30

nevermind

Há muito tempo os games estão sendo usados para mais do que apenas entreter, como por exemplo educar, e hoje é relativamente comum os vermos sendo utilizados até para tratar algumas doenças, mas um jogo chamado Nevermind tem chamado a atenção por propor algo um tanto inusitado.

Nascido de um projeto acadêmico idealizado por Erin Reynolds, o grande destaque do jogo é a promessa de medir, através de biofeedback, o nível de estresse que algumas situações causam no jogador e assim aumentar a dificuldade conforme ele for ficando mais nervoso. Como se trata de um game de terror, podemos deduzir que serão muitos os momentos em que nosso coração disparará.

No jogo assumiremos o papel de um Neuroprober, um médico que pode se aventurar pela mente dos seus pacientes para assim tratar seus problemas psicológicos. O segredo portanto será tentar se manter o mais calmo possível e mesmo que a pessoa não esteja usando o equipamento necessário para medir seus batimentos cardíacos, o título conseguirá registrar sua ansiedade calculando os movimentos do jogador e da câmera.

Ao jogar o game você se submete a todos esses tipos de experiências aterrorizantes, terríveis e o jogo sabe quando você está assustado, quando está estressado,” declarou a game designer. “Quando ele detecta que você está começando a ficar um pouco ansioso, ele começa a se tornar mais difícil. O jogo reagirá dinamicamente a como você se sente internamente.

Este não é um conceito novo e embora essa tecnologia tenha potencial para aumentar consideravelmente a imersão nos games, ela continua sem se tornar tão comum quanto muitos gostariam, afinal a Nintendo surgiu com algo parecido ainda na época do Nintendo 64 e até prometeu um sensor para o Wii, que nunca saiu do papel.

No caso do Nevermind, pode ser que ele também nunca seja lançado, pois no momento a sua campanha no Kickstarter está muito longe de atingir os US$ 250 mil necessários e pensando bem, talvez seja melhor assim. Já pensou jogar um Outlast usando um sistema como esse?

[Dica do @la_gomes]

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários