Meio Bit » Arquivo » Mobile » Microsoft estaria planejando um leitor de quadrinhos para o Windows 8

Microsoft estaria planejando um leitor de quadrinhos para o Windows 8

Proposta de emprego da Microsoft revela que equipe do Xbox Music está desenvolvendo app voltado à leitura de livros, revistas e quadrinhos para Windows 8

10 anos atrás

avengers-initiative

Vamos combinar que uma das coisas mais legais de se fazer num tablet quando não se está trabalhando é usá-lo para ler, sejam livros ou gibis. O Android e o iOS são apinhados de apps que permitem ler ambos formatos de mídia, e o Windows 8 e consequentemente o Windows RT também possuem os seus. O Comixology, o mais lembrado quando o assunto é HQs está lá, assim como outros que leem arquivos do próprio usuário.

Só que pelo visto a Microsoft pretende lançar um app próprio para o Windows 8 nos moldes das aplicações Xbox Music e Xbox Videos. A dica foi dada por uma oferta de emprego descoberta pelo blog chinês LiveSino; nela lê-se que Redmond está procurando um engenheiro de design de software que será integrado ao MVR, a saber Music, Video and Reading Team, a equipe responsável por desenvolver apps que convergem entre as plataformas desktop, mobile e de games da Microsoft.

A missão do engenheiro uma vez na equipe seria "desenvolver uma aplicação de leitura interativa para Windows, que incorpore livros, revistas e quadrinhos". A saber o Windows já possui um app nativo chamado Leitor, entretanto o mesmo não abre formatos de arquivos comuns a quadrinhos digitais como .cbr ou .cbz, porém é compatível com PDF, XPS e TIFF. O mais lógico a se fazer seria uma repaginada no app original, tornando-o muito mais amistoso e compatível com quadrinhos digitais, de modo a torná-lo a aplicação padrão para consumir o formato nos tablets Windows e no desktop.

O mais curioso é que a MVR não seria a única equipe a desenvolver um app leitor de mídia para o Windows, já que a equipe Office estaria fazendo o mesmo, mais voltado para formatos de arquivos da suite de aplicativos de escritório, além de e-books, PDF e outros. É possível que esse último seja oferecido junto com o pacote Office, portanto não seria um app nativo do Windows.

Para completar uma versão preliminar do app do MVR Team pode ser visto no vídeo abaixo, já que em determinado momento ele oferece a opção de compra da revista Arts & Crafts Homes. Não dá para saber se o app da Microsoft será capaz de ler arquivos que não seja adquiridos através da loja, porém um aplicativo nativo que seja capaz de ler quadrinhos é algo que nem iOS ou Android possuem, e o interesse da Microsoft nesse ramo é digno de nota.

Fonte: The Verge.

relacionados


Comentários