Meio Bit » Arquivo » Mobile » App Ops do CyanogenMod 11 recebe função anti-autoboot de apps

App Ops do CyanogenMod 11 recebe função anti-autoboot de apps

Função App Ops que permitia ajustes finos nos apps instalados no Android removida pelo Google volta à vida no CyanogenMod 11

10 anos atrás

android-app-ops

Vocês se lembram do App Ops? Quando o Android 4.3 Jelly Bean foi lançado os fuçadores descobriram uma função escondida que dava aos usuários controle total e irrestrito aos apps instalados. Claro que o controle que o sistema oferece hoje já é bem maior do que o iOS permite ao usuário, só que o recurso permitia ajustes finos profundos: desde desligar notificações, limitar acesso a recursos ou dados que você não queira compartilhar e por aí vai.

Só que Mountain View alegou que a função, que precisa de um app de terceiros para ser acessada foi disponibilizada por engano, e na atualização para o Android 4.4.2 KitKat a empresa capou a função. A alegação oficial é de que o uso indiscriminado do App Ops poderia causar danos a apps por se tratar de algo experimental. Claro, na época o argumento não convenceu ninguém: como ele entregaria a opção de bloquear o compartilhamento de dados, que é do que o Google vive a possibilidade dele não ter sido pensado para o usuário final é alta.

Só que a turma do CyanogenMod adorou o recurso, tanto é que ele está presente na versão 11 do fork do Android, baseado no 4.4. A última atualização do sistema recebeu inclusive uma nova função: agora é possível impedir que os aplicativos se iniciem sozinhos quando o smartphone for ligado, poupando memória e bateria. Além disso é possível acessar uma nova aba chamada Bootup, que mostra quais apps estão configurados para iniciar automaticamente junto com o Android.

A função para desligar o boot automático está presente nas ROMs Nightlies disponibilizadas a partir do dia 07 de fevereiro. Para acessar a opção é preciso entrar em Configurações, Privacidade, Proteção à Privacidade e selecionar o modo Avançado. Para instalar as ROMs basta utilizar o CyanogenMod Installer, cujo companion app está disponível para Windows e Mac. E claro, confira a lista de dispositivos compatíveis, que é bem extensa.

Fonte: CyanogenMod.

relacionados


Comentários