Meio Bit » Arquivo » Games » O inesperado sucesso do Flappy Bird

O inesperado sucesso do Flappy Bird

Apesar de toda a sua simplicidade, o jogo Flappy Bird se tornou o mais novo fenômeno para celulares e tablets, liderando as listas de downloads de quase uma centena de países.

10 anos atrás

flappy-bird

Quem matou JFK, eram os deuses astronautas, qual o segredo de Tostines… Enfim, há uma série de mistérios para os quais a humanidade talvez nunca tenha uma resposta e um deles é o porque certos jogos extremamente simples conseguem fazer tanto sucesso e se transformar em verdadeiros fenômenos.

O último caso assim a aparecer na indústria se chama Flappy Bird. Com gráficos pobres, efeitos sonoros irritantes e uma jogabilidade demasiadamente simples, a criação do vietnamita Dong Nguyen foi lançada em maio de 2013, mas inexplicavelmente só começou a se destacar nos últimos dias e o que esse jogo tem alcançado é de cair o queixo.

Atualmente a versão do joguinho para iPhone figura na primeira posição da lista de downloads de 88 países, com a para iPad liderando em 77 mercados e a para Android, em 11. O que torna tudo ainda mais inacreditável é que a dotGears Studios, desenvolvedora formada apenas pelo seu fundador, não gastou um centavo em divulgação e agora outros dois títulos de Nguyen também figuram entre os 10 mais baixados na App Store.

No Flappy Bird o jogador precisa tocar na tela do tablet/smartphone para fazer um passarinho voar e seu único objetivo é chegar o mais longe possível na fase enquanto precisa desviar de canos bastante parecidos (isso para não dizer idênticos) ao de outro grande sucesso do games. Curiosamente essa premissa parece estar agrando as pessoas mais do que até o próprio criador poderia imaginar e basta jogar o título pela primeira vez para nos sentirmos desafiados a bater nosso recorde anterior.

Muitos gostariam de saber quanto o game designer já obteve de lucro devido a tanto interesse, pois embora o game exiba propagandas enquanto estamos jogando, Nguyen pode ter perdido uma excelente oportunidade de fazer alguns milhões de dólares implementando microtransações no seu pequeno monstro, mas ele não parece muito disposto a conversas e através de sua conta no Twitter pediu para que a imprensa o deixasse em paz.

Talvez ainda seja muito cedo para pensarmos nisso, mas será que estamos vendo o nascimento de um novo Angry Birds?

Fonte: Mashable.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários