Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Nikon D600 e o sensor sujo - novo capítulo

Nikon D600 e o sensor sujo - novo capítulo

E existem relatos da rede de que a Nikon está trocando as D600 que apresentaram problemas de sujeira no sensor pelo novo modelo D610. A empresa não nega e nem confirma a história.

10 anos atrás

Essa saiu no Dpreview e quem levantou a bola primeiro foi o Nikon Rumours. Vocês se lembram o caso do problema com o sensor da Nikon D600? A câmera full frame de entrada da empresa passou por vários relatos de consumidores que perceberam um estranho problema. Tudo começou quando uma empresa  que aluga câmeras fez uma reclamação alertando que os sensores da novíssima Nikon D600 estavam ficando literalmente imundos depois de pouco uso. Logo depois muita gente começou a reclamar deste fato nos fóruns da internet, vários blogs fizeram resenhas negativas e o Dpreview anunciou que estava investigando o problema. Alguns já chamavam a câmera de aspirador de pó, o que não pega muito bem para a imagem da empresa. Logo depois, um fotógrafo fez um vídeo mostrando como a câmera realmente ficava com o sensor imundo nas primeiras mil fotos. O mistério é que a sujeira aparecia conforme a câmera era utilizada, mesmo com a lente. Ou seja, de onde estava vindo a sujeira. Ao final, descobriu-se que a sujeira não era poeira, e sim um tipo de óleo, que não saia do sensor com os métodos tradicionais de limpeza. A teoria mais aceita é que a Nikon utilizou algum tipo de lubrificante no obturador que estava se soltando quando o mecanismo era acionado.  Digo teoria, pois a Nikon não se pronunciou oficialmente sobre o fato.

Agora, ao que parece, a Nikon está substituindo as D600 que apresentaram problemas pela nova D610. Todos estavam apostando que a tática da Nikon foi lançar um novo modelo de câmera, mais cedo do que o normal, para reparar o problema de sujeira da câmera anterior, visto que as câmeras são praticamente iguais. Se essa linha de raciocínio estiver certa, eles preferiram lançar um modelo novo em vez de reparar um defeito em um modelo que já estava mais do que queimado na opinião pública. O Nikon Rumors publicou relatos de alguns consumidores que receberam uma nova câmera D610 ao levarem a sua D600 para retirar a sujeira mágica do sensor. O Dpreview resolveu entrar em contato com a Nikon para saber se esta era a política oficial da empresa para resolver o problema e eles receberam a bela e elucidativa resposta abaixo:

"Nikon Inc., is committed to serving the needs of our customers. All our customer service inquiries are handled on a case-by-case basis."

Ou seja, a empresa não afirma e nem nega que está fazendo a troca de câmeras defeituosas por um modelo novo. A troca pode fazer sentido, já que muitos afirmaram que o óleo que estava no sensor da Nikon D600 era de difícil remoção e poderia, ao final do processo de limpeza, danificar a câmera. Os relatos de troca do equipamento se deram na Europa e nos Estados Unidos. Acho válido trocar um equipamento que saiu de fábrica com um defeito inconveniente por outro mais novo, mas seria de muito bom grado também que a empresa assumisse esse defeito. Ficaria muito bem aos olhos dos consumidores que apostaram no equipamento e na qualidade da marca Nikon.

D600_e-a-sujeira

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários