Meio Bit » Baú » Games » Cave Interactive deixará de divulgar seus trabalhos em inglês

Cave Interactive deixará de divulgar seus trabalhos em inglês

Produtora de shmups clássicos como DoDonPachi e Mushihimesama vai desativar blog e Twitter em inglês, concentrando a divulgação de seu trabalho no Japão

26/01/2014 às 13:30

mushihimesama-futari

E parece que a Cave Interactive, o famoso estúdio japonês responsável por praticamente sozinho manter o gênero Shoot 'em Up vivo graças ao subgênero que ela ajudou a popularizar, o Bullet Hell, cujos títulos mais lembrados são as séries DoDonPachi, Mushihimesama e os mais recentes Deathsmiles e Akai Katana não anda bem das pernas. Após resultados ruins nos últimos anos ela estaria reestruturando seus negócios e teria chegado à decisão de não se focar tanto no mercado ocidental, se concentrando no Japão.

A maré de azar da Cave começou em 2012, quando o governo japonês decidiu regular games online com compras in app compulsórias, de modo a extrair mais e mais dinheiro do jogador viciado. Alguns deles chegam a gastar milhares de dólares na esperança de conseguir um item raro, que aparece aleatoriamente. Resumindo, um cassino online. A GREE é uma das empresas que mais faz grana dessa forma e é a parceira mais forte da Cave no Japão. Nessa jogada o CEO da GREE, o bilionário Yoshikazu Tanaka perdeu US$ 700 milhões em ações da noite para o dia, o que acabou afetando profundamente a desenvolvedora de shmups.

De lá para cá a Cave tomou algumas medidas para contornar a situação: ela cancelou Shirotsuku, um título que seria lançado para o PS Vita; ela quebrou a regra e lançou Ketsui, um shmup de 2003 para o PS3, sendo que até então seus games só estavam presentes nos últimos anos em consoles de mesa no Xbox 360, e a maioria deles possuem travas de região; passou a se focar no mercado mobile, lançando versões e títulos novos para iOS, Android e Windows Phone. O último game para consoles de mesa lançado no ocidente foi Akai Katana, de 2011.

Agora parece que jogaram a toalha. Em um anúncio em seu blog oficial em inglês (que não era atualizado desde 2011!) e no Twitter, tanto a conta na rede social quanto o blog serão desativados no dia 28 de fevereiro. A partir daí o contato da Cave com a imprensa e fãs só será feito em japonês.

Isso não quer dizer que os lançamentos para iOS e Android deixarão de ser portados para cá, mas de qualquer forma não costuma ser um bom sinal. Particularmente acho que a Cave deveria ter sim se focado em atender o maior número de plataformas possíveis e procurar localizar seus games, pois ainda que o shmup seja de nicho, ela é referência no estilo. Por outro lado, temos visto que o mercado japonês tem cada vez mais se fechado em torno de si mesmo, desenvolvendo games apenas para o gosto japonês ao invés de tentar se diversificar, o que já foi alvo de críticas de Keiji inafune, ex-Capcom e fundador da Comcept.

No fim lamento essa decisão de se isolar no Japão, e espero que seus games continuem sendo portados mesmo que fiquem restritos a smartphones e tablets, porém a expectativa não é muito boa.

Fonte: DToid.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários