Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Fujifilm XT1 - um pouco mais de retrô

Fujifilm XT1 - um pouco mais de retrô

Para comemorar os seus 80 anos de atividade, a Fujifilm vai colocar uma nova câmera mirrorless no mercado e com cara de reflex retro. Veja um pouco do que vai ser a nova Fuji XT1.

10 anos atrás

Existem uma tendência no campo das câmeras fotográficas de apostar em design retrô. Principalmente quando pensamos em câmeras voltadas para públicos específicos, como as mirrorless mais caras. A Fuji pode ser apontada com uma das precursoras deste movimento ao apostar em câmeras muito parecidas com as rangefinders do passado (Leica é uma clara influência) para sua linha X de câmeras com alto desempenho. Câmeras para quem pode pagar, e não para quem quer. Agora, com a comemoração de seu aniversário de 80 anos e com um leque gigantesco de atividades onde se deu muito bem, a Fuji vai colocar no mercado, provavelmente no dia 28 de janeiro, mais uma câmera, onde o design retro foi mais uma vez explorado ao máximo (talvez, uma pequena influência da Nikon DF). Nessa semana, o seguinte anuncio apareceu no boletim comemorativo dos 80 anos da empresa.

Fujifilm_XT1

Mais alguém ficou sem fôlego? Tudo bem, pode parecer que estou sendo tendencioso, mas a câmera é muito bonita. Me lembra minha antiga Zenit, mas em uma versão digital. Vários rumores estão correndo a internet sobre o novo modelo, mas de forma oficial temos apenas essa imagem. A câmera se chamaria XT1 e várias fotos não oficiais do equipamento já inundaram os sites de rumores pela internet. Acho que, do ponto de vista do design, é muito interessante o botão de seleção do ISO também estar na parte de cima da câmera, como era antigamente. Segundo os rumores, a câmera vai ter o mesmo sensor da XE2 (16MP X-Trans CMOS II). Embora pareça muito com a Nikon DF, a câmera da Fuji vai ser um pouco menor e, apesar da aparência, ela não é reflex, mas o visor eletrônico parece ser de alta resolução, além do tamanho avantajado. Outras informações (não oficiais) dão conta que a câmera possui corpo selado contra fatores climáticos, vai ter conexão Wi-fi (só a Nikon não tem), velocidade ISO entre 200-6400 e velocidade de obturador até 1/4000. As últimas informações vazadas também dão conta da existência de uma empunhadura vertical oficial e que a lente vendida com ela seria a XF 18-55mm f/2.8-4.

fuji_xt1_2

A única coisa que ninguém sabe ainda é o preço do equipamento. Esse deve ser o lançamento mais vazado de toda a indústria da fotografia nos últimos tempos. Todas as dúvidas serão respondidas no dia 28 quando teremos o anúncio oficial.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários