Meio Bit » Arquivo » Internet » Novo Esquema do Mal: spammer comprando extensões do Chrome

Novo Esquema do Mal: spammer comprando extensões do Chrome

Essa é de caior o fiofó do derrière. Spammers agora estão comprando extensões do Chrome, alterando o código-fonte pra que exibam anúncios e popunders e links de afiliados em todas as páginas, subindo e deixando que o próprio Google atualize as versões nos computadores dos usuários. Tem malandro pra tudo.

10 anos atrás

hacker_bomb

Sem-querer o colunista e programador Amit Agarwal descobriu um esquema maligno de spam. Infelizmente, da pior maneira.

Ele havia escrito uma extensão para o Chrome. Add to Feedly, nada demais, uma daquelas bobagens úteis que a gente mata em umas duas horas de programação. A extensão se tornou razoavelmente popular, com 30 mil downloads. Um belo dia Amit recebe uma proposta por e-mail. Uma mulher ofereceu uma soma de 4 dígitos pela extensão.

Uma proposta que ele não podia recusar, dinheiro transferido via PayPal, propriedade da extensão passada para uma conta de Gmail, the end. Até que um mês depois, sobe uma atualização da tal extensão. A atualização começa a abrir popups, popunders, inserir links de afiliados em todas as páginas visitadas, e os usuários entram em pânico.

Para todos os fins práticos era uma extensão legítima, aprovada pelo Google e, como toda extensão, atualizada automaticamente.

Monetizar extensões do Chrome é algo bem difícil, então uma oferta de compra com um valor generoso é algo bem atraente. E dinheiro não falta para spammers, picaretas e estelionatários em geral.

Outras extensões, como a Tweet This Page também estão sendo compradas no mesmo esquema, e não há muito a ser feito. Nem um regime de permissões ajudaria. Na verdade ele já existe, mas as mesmas permissões que dão acesso ao conteúdo para uso legítimo, são usadas para postar lixo.

É uma pena que outro belo ecossistema esteja sendo ameaçado por essa gentalha, gentalha. A saída talvez não seja técnica, mas jurídica. Uma Trosoba Lebal de proporções Épicas, daquelas que só quem tem a grana do Google consegue produzir talvez assuste os picaretas, mas sendo realista, tráfego é tráfego e é isso que o Google quer.

Fonte: AT.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários