Meio Bit » Baú » Games » Capcom aposentará sua bem sucedida engine MT Framework

Capcom aposentará sua bem sucedida engine MT Framework

Depois de prestar um excelente serviço na sétima geração, MT Framework será aposentada pela Capcom, dando lugar a nova engine da empresa, a Panta Rhei.

17/01/2014 às 10:00

dragons-dogma

Mesmo sem que ela tenha aparecido em tantas manchetes quanto a Unreal Engine 3, a CryEngine 3 ou a Frostbite 3, a Capcom pode se orgulhar de ter criado uma engine bastante poderosa e flexível na sétima geração, a MT Framework. Depois de ter sido utilizada em boa parte dos jogos da empresa, como o Dragon's Dogma, Resident Evil 5 e Marvel vs. Capcom 3, a editora anunciou que a ferramenta será descontinuada.

Quem fez o anunciou foi Masaru Ijuin, gerente sênior de tecnologia da empresa, que visando diminuir o tempo e custo de produção dos jogos da próxima geração, decidiu criar do zero um novo kit de desenvolvimento, o Panta Rhei, que alguns devem conhecer por ter sido associado à produção do Deep Down, título que deverá aparecer com exclusividade no PlayStation 4.

Segundo o executivo, enquanto as equipes da Capcom trabalhavam nos últimos lançamentos perceberam que a MT Framework possuía algumas limitações que fariam com que a engine não fosse adequada para os novos consoles e embora o japonês afirme que a velha ferramenta ainda seja muito poderosa, aumentar a qualidade dos games exigirá muito mais trabalho, algo que ele acredita será entre oito e dez vezes maior do que o necessário na geração que está acabando.

Um detalhe curioso nesta história é que alguns profissionais da editora não gostaram muito da ideia de terem que trabalhar com uma nova engine, preferindo que a atual fosse aperfeiçoada, mas Ijuin disse que isso não se mostrou a melhor saída, pois se com a MT Framework o tempo de desenvolvimento podia ser reduzido de uma hora para 30 minutos, com a Panta Rhei a queda seria para apenas 10 minutos.

Como não estou do lado de lá, não ousarei questionar a decisão da empresa, mas só de pensar no Dragon's Dogma e em como ele poderia ficar no PC ou num videogame da próxima geração, como jogador eu não classificaria a MT Framework como nada menos do que espetacular.

Fonte: IGN.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários