Meio Bit » Arquivo » Cultura » Google lança o serviço Music Timeline, uma visualização gráfica de artistas e gêneros através dos tempos

Google lança o serviço Music Timeline, uma visualização gráfica de artistas e gêneros através dos tempos

Laboratório de pesquisas do Google usa estudos de Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquina para criar uma ferramenta de visualização gráfica da história da música, com recursos interessantíssimos.

10 anos atrás

Rock

O Google acaba de lançar um serviço chamado Music Timeline, que dá ao usuário uma visualização muito interessante da história da Música, bandas e gêneros musicais, utilizando informações coletadas nas milhões de bibliotecas do Play Music.

Dá pra ver, por exemplo, como os artistas ganharam ou perderam popularidade no decorrer das décadas, em que ano determinado disco foi lançado, quem era concorrente, quais músicas estavam nesse disco, as variações do mercado, se dado artista ganhou disco de platina ou se é o que chamamos de One-Hit Wonder, quando apenas uma música faz sucesso e nunca mais sai nada de interessante deste balaio.

O mais legal de tudo, é que você pode navegar por essas informações, destacando os artistas que interessam na sua busca, e de fato ouvir as músicas relevantes.

metal

Nirvana

Punk

Indie

mamonas

foofighters

5-comparison

4-funktimeline

stones

Incluindo funções de buscas regionais, como por exemplo, música brasileira:

brasil_musica

Outra coisa que eu notei e gostei bastante é poder dar uma olhada mais de perto nas mudanças do vocabulário utilizado para dar nome aos artistas e às bandas, é no mínimo curioso.

Com certeza é um presente para quem é geek de música (myself included), gente que passa horas e horas discutindo e conversando sobre o tema com amigos, que faz disso um passa-tempo, uma trilha sonora da vida real. Tanto aquelas pessoas que caçam bandas novas, quanto os amantes dos grupos clássicos.

Tudo isso foi possível com estudos e execução de conceitos de Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquina voltados para a criação de aplicativos de música com experiência personalizada, baseado no usuário.

Aliás, para quem não viu e nem ouviu, falamos sobre isso no primeiro episódio da Sala da Justiça, programa no qual conversamos sobre as notícias mais importantes da semana, publicado no último dia 15.

Se você ficou curioso e quer conferir o funcionamento do Google Music Timeline, basta acessar este link.

Fonte: Google Research.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários