Meio Bit » Arquivo » Internet » Google passa a filtrar imagens por direitos de uso para reutilização

Google passa a filtrar imagens por direitos de uso para reutilização

Novo filtro do Google imagens agora separa fotos mais indicadas para reutilização para facilitar a vida de quem escreve artigos na internet

10 anos atrás

lg-g-flex

Um costume normal de muita gente que escreve artigos na internet (eu incluso) é de ao anexar uma imagem fazer uma pesquisa rápida e pegar uma imagem diretamente relacionada ou que remeta ao aasunto de alguma forma mais sutil. Entretanto, no caso de sites de tecnologia muitas das imagens divulgadas possuem direitos autorais, replicar sem dar o devido crédito é no mínimo antiético.

Alguns canais costumam fornecer fotos oficiais, sejam por releases ou através de canais oficiais (muitas empresas mantém contas no Flickr, com toneladas de fotos em todas resoluções possíveis), mas nem sempre isso é regra, e agora o Google resolveu dar uma mãozinha para aqueles que desejam utilizar fotos sem se preocupar com a autoria das mesmas.

A nova opção do Google Imagens permite que você filtre as imagens por direitos de uso. As não filtradas por licença são as comuns, já as marcadas para reutilização são aquelas mais indicadas para comporem artigos, como desejam as empresas que divulgam os produtos ou os donos das imagens.

A novidade foi percebida por alguns usuários, o Google ainda não se pronunciou oficialmente acerca do recurso, portanto não é possível precisar como o motor de busca identifica as imagens como próprias para serem utilizadas por canais de mídia. Em todo caso a novidade pode facilitar a vida de quem precisa de fotos oficiais com qualidade e não tem acesso aos canais diretos.

Fonte: 9to5Google.

relacionados


Comentários