Meio Bit » Arquivo » Hardware » Normandy, o suposto Android da Nokia exibe corpinho e interface na net [UPDATE]

Normandy, o suposto Android da Nokia exibe corpinho e interface na net [UPDATE]

Novas imagens do suposto Android de baixo custo da Nokia exibem interface gráfica e visual com um único botão físico na parte frontal

10 anos atrás

nokia-normandy-interface

Mesmo com o acordo há quase três anos atrás realizado com a Microsoft, a Nokia andou flertando com o Google por baixo do pano de modo a desenvolver uma rota de fuga caso a parceria não fosse para a frente: ela chegou a flertar com o Google e testou o Android em alguns aparelhos da linha Lumia, projeto esse que teria disparado os alarmes em Redmond e apressado o processo de compra, onde o então CEO Stephen Elop seria o cavalo-de-troia.

Entretanto ela não teria abandonado o robozinho por completo, já que começaram a surgir na internet informações do Normandy, o suporto smartphone e baixo custo com Android que a empresa finlandesa ainda pretende lançar segundo fontes. Nos últimos dias surgiram novas imagens do tal aparelho, exbindo não só sua aparência física como também sua interface.

Sobre a imagem que abre a foto, mostrando o que seria a interface gráfica do Normandy seria difícil para um leigo dizer que se trata do Android, tão profundas foram as customizações. Na verdade a Nokia estaria desenvolvendo um fork do sistema e adaptando-o às suas próprias necessidades, voltando-o para aparelhos mais baratos que seriam um meio-termo entre a linha top com Windows Phone e os populares Asha. Da esquerda para a direita, tanto a tela de bloqueio quanto o Viber e o Skype teriam sido customizados de modo a se aproximar da interface do WP8, o que manteria a identidade visual dos aparelhos da Nokia. É importante notar também que pelos ícones acima trata-se de um aparelho Dual-SIM.

nokia-normandy-prototype

Já a imagem seguinte emergiu no fórum chinês Sina Weibo, e seria um protótipo utilizado pelo setor de engenharia da Microsoft. Pouco dá para dizer desse aparelho já que está envolto em um case que esconde seus atributos físicos. A única coisa que chama a atenção  o solitário botão Voltar na parte inferior, mas como trata-se de um modelo de testes não diz muita coisa.

Como o processo de aquisição da Nokia pela Microsoft ainda não foi concluído é possível que este seja um projeto tocado meio que clandestinamente e que pode nunca ver a luz do dia. Há quem diga que a Nokia está correndo para lançá-lo antes do fechamento do negócio, mas caso ele venha mesmo a chegar no mercado como seria o depois? A Microsoft se veria na hilária posição de dar suporte técnico a um Android, o que é a última coisa que ela faria e não importa muito se tratar de um fork. Há também o fato de que Google e Microsoft andam se estranhando, principalmente no que diz respeito ao app do YouTube no Windows Phone. A última versão é um mero web app, para se ter uma ideia. Lançar um aparelho mid-low que faz coisas que seus tops de linha não fazem seria contraproducente.

Enfim, é esperar para ver. Apesar de ser interessante um Nokia com Android eu não boto muita fé que venha a ser lançado, mas muita água ainda pode rolar.

UPDATE: nosso velho amigo @evleaks vazou uma nova imagem, desta vez mostrando a home do Normandy. Como eu disse antes a intenção da Nokia seria manter a identidade de seus produtos, tanto é que o Android teria sido customizado ao ponto de virar um clone do Windows Phone, com um visual muito próximo da Modern UI.

nokia-normandy-home-screen

Fonte: Mashable e Engadget.

relacionados


Comentários