Meio Bit » Arquivo » Internet » Beats Music, o mais novo serviço de streaming de música

Beats Music, o mais novo serviço de streaming de música

A ser lançado nos Estados Unidos no dia 21, Beats Music é mais um serviço de streaming de música que chegará ao iOS, Android, Windows Phone e web

10 anos atrás

beats-music

A Beats Electronics não deu um passo muito esperto ao fechar uma parceria com a HTC. A empresa de Taiwan adquiriu 51% das ações da companhia de Dr. Dre num acordo que em teoria beneficiaria ambas: a HTC adicionaria dispositivos de áudio de qualidade em seus gadgets e a Beats ganharia mais visibilidade.

Bem, não deu certo. Comprada por US$ 300 milhões, a HTC revendeu as ações de volta por um valor que muito provavelmente excedeu o que gastou. No fim das contas a parceria só ajudou a HTC a fazer uma graninha, enquanto a Beats não saiu do lugar.

Até agora. Sabia-se que Dre, juntamente com o co-idealizador da Beats e produtos musical Jimmy Iovine e Trent Reznor (aka Nine Inch Nails) estavam preparando um novo serviço de streaming, conhecido até então pelo codinome Daisy. Agora Iovine revelou ao The New York Times o produto final: chamado Beats Music, ele não só é um concorrente direto de serviços como Spotify, Pandora, Rdio e iTunes Radio como pretende aumentar a visibilidade de artistas e álbuns, oferecendo uma ferramenta de playlists mais customizada.

O recurso de chama "Right Now" e funciona assim: o usuário digita uma frase explicando o que ele deseja e o Beats Music se encarrega de montar a playlist, através de um algoritmo que identifica palavras-chave. A equipe do jornal fez um teste com a frase "Estou na praia e gostaria de festejar com meus amigos ao som de dance pop". O sistema retornou um set de músicas que incluía Chemical Brothers, Lady Gaga e Janet Jackson. A partir das buscas personalizadas o sistema sugerirá novos artistas e álbuns baseados no gosto do ouvinte e o encorajará a dar like em músicas, seguir os artistas e retroalimentar o sistema, de modo que as sugestões fiquem cada vez mais apuradas.

Claro, nada disso será de graça. O serviço será lançado no dia 21, custará 10 dólares por mês e por enquanto não há informações de que haja uma modalidade gratuita. A Beats está negociando com operadoras para vender planos junto com pacotes de dados; a AT&T vai oferecer um plano familiar exclusivo, que dá direito a cinco contas por US$ 15/mês. O lançamento será apenas nos Estados Unidos para web, iOS, Android e Windows Phone. O serviço pretende expandir para outros países em breve e vai notificar via e-mail quando estiver disponível.

Fonte: NY Times via TNW.

relacionados


Comentários