Meio Bit » Arquivo » Games » Após ser aprovado no Steam Greenlight, jogo deixará de ser gratuito

Após ser aprovado no Steam Greenlight, jogo deixará de ser gratuito

Depois de ser anunciado no Steam Greenlight como um jogo gratuito, criador muda de planos e Faceless também terá uma versão paga. Isso é justo?

10 anos atrás

faceless

Uma das ideias recentes da Valve que considero entre as mais interessantes é o Steam Greenlight, que permite que qualquer estúdio submeta suas criações para a avaliação dos usuários e caso sejam aprovadas, passem a ser vendidas no serviço de distribuição digital. Isso permitiu que muitos jogos bacanas aparecessem na loja, mas nos últimos dias ficamos sabendo de um caso curioso e ao mesmo tempo preocupante relacionado ao sistema.

Descrito como uma modificação do Half-Life 2 que seria distribuído gratuitamente, o jogo de terror Faceless chamou a atenção de muita gente e logo conseguiu seu objetivo, mas de acordo com seu criador, Adam Sklar, o título também terá uma versão paga, que nos custará US$ 9,99.

Antes que alguém acuse o game designer de traição, ele afirma que a decisão foi tomada depois de uma reunião com a Valve, que o convenceu de que o dinheiro arrecadado com as vendas poderia fazer com que o game fosse bastante melhorado e que ainda poderemos jogá-lo sem gastar nada. O grande problema é que essa versão gratuita terá algumas limitações, como a ausência do prólogo e principalmente, o modo multiplayer, que deverá ser o grande destaque do jogo.

Baseado na lenda do slender man, que por sinal parece ter se tornado o queridinho dos títulos do gênero, o game pode ser descrito como uma espécie de esconde-esconde macabro e de acordo com o responsável, quando o jogo for finalmente lançado, não será mais um mod, deixando de utilizar qualquer arquivo que tenha sido criado pela Valve.

Mas o que você acha desta atitude? Teria Adam Sklar traído o movimento, ou esta mudança de planos é compreensível, afinal poderá dar vida a um produto muito melhor do que se fosse distribuído gratuitamente? Eu até quero acreditar nesta segunda hipótese, mas tenho um certo receio de que seja um aviso que as versões finais de outros jogos acabem se mostrando muito diferentes daquilo que foi prometido no Greenlight.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários