Meio Bit » Arquivo » Games » CES 2014: Sony revela PlayStation Now, serviço de streaming de games

CES 2014: Sony revela PlayStation Now, serviço de streaming de games

Sony apresenta PlayStation Now, serviço de streaming que utilizará expertise da Gaikai para transmitir games a consoles, dispositivos móveis e TVs

10 anos atrás

playstation-now

Há cerca de um ano e meio atrás a Sony, num movimento bastante ousado adquiriu a Gaikai, um serviço de streaming de games que estava em ascenção graças ao bom resultado do OnLive, que apesar de cobrar caro por apenas o direito a jogar o game, o título não é seu (a bem da verdade comprar o game digital ou físico é a mesma coisa juridicamente, mas divago) tem público. A Gaikai precisava de alguém com grana e a Sony queria um serviço eficiente que permitisse realizar streaming de jogos velhos e novos, juntou-se o útil ao agradável e tivemos um negócio fechado.

De lá para cá muito se falou e pouco se viu. Sequer sabíamos se o nome seria mantido ou não, mas hoje, durante um keynote o presidente da Sony Computer Entertainmente apresentou o filhote desse casamento: trata-se do PlayStation Now, um serviço que permitirá aos usuários jogarem via streaming jogos clássicos da Sony no PS3, PS4, PS Vita, smartphones, tablets e TVs da linha Bravia.

A princípio o serviço será disponibilizado em modo closed beta apenas nos Estados Unidos no fim do mês, o que realça ainda mais a preocupação de que o feature tão cedo não aparecerá na Europa, e muito menos no Brasil. A princípio donos de PS3 e PS4 poderão jogar títulos dos três primeiros consoles de mesa da Sony, e a empresa disponibilizou na CES quatro games para testes usando os recursos da Gaikai: The Last of Us, Beyond: Two Souls, God of War: Ascension e Puppeteer.

Entretanto, ao contrário do que se pensou o PlayStation Now será ao menos num primeiro momento um serviço à parte da PS Plus: você poderá alugar os games durante um período ou então assinar o serviço e ter acesso ao acervo de games. Não é o ideal, mas como a intenção é oferecer o serviço além dos consoles é compreensível: você pode ter uma TV da Sony mas não um console, ou mesmo um tablet e poderá jogar mesmo assim. E como o poder de processamento não está atrelado ao hardware será plenamente possível jogar títulos do PS4 no seu smartphone, desde que sua conexão de dados dê suporte.

Obviamente a Sony pretende num primeiro momento expandir para seus próprios produtos, portanto o serviço pode demorar a aparecer no iOS ou em gadgets Android de outros fabricantes para alavancar suas vendas. De qualquer forma, caso não haja limitações de IP donos de contas norte-americanas poderão provavelmente testar o serviço, desde que consigam uma vaga no closed beta.

relacionados


Comentários