Meio Bit » Arquivo » Hardware » Novo chip de memória DDR4 da Samsung permitirá smartphones com até 4 GB de RAM

Novo chip de memória DDR4 da Samsung permitirá smartphones com até 4 GB de RAM

Samsung apresenta novo chip DDR4 de baixo consumo e 1 GB de memória RAM; futuros smartphones poderão vir equipados com até quatro desses módulos

10 anos atrás

samsung-ddr4-1gb

Apesar da percepção de muita gente com visão de túnel que pensa que a Samsung só copia a Apple, a verdade é que a empresa coreana é uma gigante que faz literalmente de tudo, até navios do tamanho de um leviatã. Enquanto por um lado ela vive em pé de guerra com a LG para decidir quem é a empresa com a melhor tecnologia de displays, por outro ela toma a dianteira e desenvolve memórias 3D que atocham 384 GB de armazenamento num único chip.

A empresa também está investindo pesado em memórias DDR4, já que no próximo ano os primeiros processadores com suporte à tecnologia serão lançados (ainda que sejam da linha de alta performance Haswell-E; o "tock", a linha Skylake sairá só em 2015). Como a pesquisa é paralela tanto para PC quanto mobile, hoje a empresa anunciou o primeiro módulo de memória de baixo consumo de energia com capacidade de 8 gigabits, ou 1 GB de RAM.

A Sammy utilizou o mesmo processo empregado nas memórias convencionais, os novos chips foram produzidos com litografia de 20 nanômetros. Entretanto os módulos das memórias RAM de PC possuem apenas 512 MB. Colocar mais memória permitirá romper a barreira dos 3 GB do Galaxy Note 3, e modelos de smartphones e tablets tanto da Samsung quanto de outros fabricantes poderão alcançar até 4 GB. Além disso a empresa diz que o chip consome até 40% menos energia que os atuais DDR3 e possui uma largura de banda 50% maior, podendo transmitir dados à 3.200 Mb/s (ou 400 MB/s) por pino, o que significa que ela pode fazer muito mais drenando menos energia da bateria.

A Samsung pretende começar a enviar o chip já em 2014, e deu a entender que os primeiros produtos próprios com a tecnologia poderão aparecer em breve. Com o andar da carruagem é bem provável que o Galaxy S5, que pode dar as caras na CES 2014 seja o primeiro beneficiado com a novidade.

Fonte: PA.

relacionados


Comentários