Meio Bit » Arquivo » Indústria » Terá o Windows XP se tornado uma bomba-relógio?

Terá o Windows XP se tornado uma bomba-relógio?

Em quatro meses o Windows XP deixará de ser atualizado, e dessa vez não tem prorrogação. Alguns especialistas acham que os hackers malvados irão aproveitar e lançar uma barragem de ataques, mas será que esse apocalipse todo é real? Talvez ele já tenha até acontecido…

10 anos atrás

ostan2

Eu sei, não é uma OS-Tan do XP, mas do Windows 2000. Me processe.

O XP é, de longe, um dos maiores sucessos da Microsoft. De perto também. Ele… apenas funciona, teve uma longa história de atualizações, otimizações e hoje ele VOA em hardware mesmo barato.

Como resultado todo almoxarifado, oficina mecânica, escritório e instalação industrial tem uma maquininha em um canto, ruminando quieta sem dar problema, rodando XP. NENHUM argumento convence os usuários a fazer upgrade.

Isso aparece nas estatísticas. Segundo o Statcounter 19,3% dos sistemas operacionais usados no mundo são Windows XP. Esse número em realidade é maior, pois esses 19,3% são só de máquinas com acesso à internet E que acessam sites, as dedicadas não são computadas.

Em 2001, 13 anos atrás, ninguém imaginava que ele iria durar tanto, e a Microsoft se viu obrigada a cancelar diversas vezes a morte anunciada dele. Só que agora, parece que vai. O ciclo de vida FINAL do XP encerrar-se-á em 08/04/2014: após essa data não sairá mais nenhuma atualização de segurança para o sistema operacional.

O medo dos profissionais de segurança é que as atualizações para outros sistemas operacionais Microsoft sofram engenharia reversa na mão dos Hackers do Mal, que então descobririam exatamente quais componentes estão sendo atualizados, quais as correções e então criar exploits específicos pra essas falhas.

Segundo o especialista em segurança consultado pela PC Pro, será o equivalente a um exploit 0-day eterno pro XP. Vendo assim realmente soa como um desastre, mas sinceramente não vejo esse fim do mundo. Lembrando um episódio de Angel, o apocalipse já chegou, a gente que não percebeu.

Convenhamos: usuários de XP estão entre os mais teimosos, mais avessos a tecnologia. Eles tratam computadores como ferramentas que são obrigados a usar. Não prestam atenção em atualizações, automáticas ou não. Fazem questão de dizer não para diálogos que na cabeça deles só servem para tornar a internet lenta e forçar um reboot.

Qual a chance real de um usuário desses estar em dia com as últimas atualizações? Pois é.

Baseado apenas em chute, eu diria que a maior parte das máquinas XP na internet já estão nas mãos de botnets, e as que não estão não serão contaminadas, pois fazem pouco ou nenhum acesso “pouco-ortodoxo”. Será o equivalente a soltar um serial killer no meio do apocalipse zumbi.

Fonte: PCPro.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários