Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Morre Zé Mauro, o Mestre dos Estúdios

Morre Zé Mauro, o Mestre dos Estúdios

Morre José Mauro Batista, o homem que trabalhava fortemente a questão do Marketing para o fotógrafo profissional e para os estúdios de massa.

10 anos atrás

Aposto que 99,9% dos leitores do Meio Bit Fotografia nunca ouviram falar de José Mauro Batista, o Zé Mauro. Mas, é uma figura de grande importância para a fotografia profissional do Brasil, principalmente para quem trabalha com estúdio fotográfico comercial. Esse senhor foi presidente da Kodak no Brasil e também teve grande participação em diversas redes de fotografia pelo país. Segundo a notícia publicada no site da revista FHOX, Zé Mauro deixa um importante legado sobretudo no importante trabalho de consultoria voltado para os estúdios de massa (retratos de família, bebê, criança e mulheres). Nos últimos dez anos ele foi o responsável pela expansão e desenvolvimento desse segmento em todas as regiões brasileiras (hoje são mais de 4 mil estúdios por aqui).

Embora não estivesse ligado ao mundo da produção de câmeras e técnicas fotográficas, Zé Mauro trabalhava com uma parte muito importante para o fotógrafo profissional e que, as vezes, é negligenciada: o Marketing. Aliás, foi através deste assunto tão importante que eu conheci o profissional. Me acostumei a ler sua coluna na Revista FHOX (publicação muito importante para você que quer ser profissional) e entender o que ele chamava de estúdio comercial, voltado para a produção de material e fotos em grande quantidade. Com ele fiquei sabendo da importância das estratégias comerciais e da definição de metas a serem cumpridas.

José Mauro Batista morreu no último sábado em São Paulo. Não há informações mais detalhadas sobre o fato, mas é um profissional que vai fazer muita falta para quem seguia seus ensinamentos.

José-Mauro

relacionados


Comentários