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Shoot 'em Up de 1993 será finalmente lançado para PC, após passar 21 anos no limbo

Shoot 'em up de 1993 que seria lançado para o Amiga ficou duas décadas esquecido até ser publicaddo no Steam Greenlight por um dos desenvolvedores originais

24/12/2013 às 8:30

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A Valve teve uma ideia fabulosa ao conceber o Steam Greenlight, uma plataforma de divulgação de projetos das produtoras independentes que funciona da forma mais democrática possível: os jogadores decidem se determinado game poderá ser publicado ou não, e dependendo do feedback do público a empresa bancará a publicação do game. Entre projetos interessantes como o remake de Toki/Juju Densetsu (que foi aprovado há um ano e desde então nenhum sinal de vida), jogos onde controlamos zumbis no mundo de The Walking Dead e polêmicas envolvendo a Adult Swim, o programa já viu de tudo um pouco.

A mais nova iniciativa envolve um shoot 'em up criado por quatro adolescentes suecos. Pouco tempo antes do lançamento do game o grupo se dividiu e o projeto foi esquecido, até ser revivido por Krister Karlsson, designer da Modesty e um dos desenvolvedores originais. O único detalhe é que o game foi desenvolvido em 1993 originalmente para o Amiga, por isso ele recebeu o nome deveras apropriado de 1993: Space Machine.

Segundo Karlsson, diferente da moda atual em criar um jogo com feeling retrô, 1993 é um produto real de sua época e seu lançamento está planejado para PCs em 2014, ou seja, um "pequeno" atraso de 21 anos. As únicas adições feitas ao jogo foram uma engine para portá-lo aos computadores atuais e "um título que fizesse mais sentido". Nada da jogabilidade foi alterada, se tratando de um shmup autêntico dos anos 90. O game possui doze naves, 25 armas diferentes e cinco planetas a serem explorados, se parecendo muito com o clássico Gradius.

A divulgação está um tanto tímida, além do Steam Greenlight Karlsson lançou uma campanha no Indiegogo, que em cinco dias arrecadou míseros 45 dólares dos US$ 10 mil pretendidos. Eu confesso que fiquei curioso, e caso ele seja mesmo lançado no Steam é bem capaz que eu compre só para ver o quão diferente um shmup desenvolvido antes da explosão do subgênero Bullet Hell (criado no mesmo ano pela Toaplan em Batsugun) pode parecer, sem o artifício de um jogo desenvolvido hoje com ar retrô.

Fonte: Polygon.

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