Meio Bit » Arquivo » Games » Shoot 'em Up de 1993 será finalmente lançado para PC, após passar 21 anos no limbo

Shoot 'em Up de 1993 será finalmente lançado para PC, após passar 21 anos no limbo

Shoot 'em up de 1993 que seria lançado para o Amiga ficou duas décadas esquecido até ser publicaddo no Steam Greenlight por um dos desenvolvedores originais

10 anos atrás

1993-space-machine-001

A Valve teve uma ideia fabulosa ao conceber o Steam Greenlight, uma plataforma de divulgação de projetos das produtoras independentes que funciona da forma mais democrática possível: os jogadores decidem se determinado game poderá ser publicado ou não, e dependendo do feedback do público a empresa bancará a publicação do game. Entre projetos interessantes como o remake de Toki/Juju Densetsu (que foi aprovado há um ano e desde então nenhum sinal de vida), jogos onde controlamos zumbis no mundo de The Walking Dead e polêmicas envolvendo a Adult Swim, o programa já viu de tudo um pouco.

A mais nova iniciativa envolve um shoot 'em up criado por quatro adolescentes suecos. Pouco tempo antes do lançamento do game o grupo se dividiu e o projeto foi esquecido, até ser revivido por Krister Karlsson, designer da Modesty e um dos desenvolvedores originais. O único detalhe é que o game foi desenvolvido em 1993 originalmente para o Amiga, por isso ele recebeu o nome deveras apropriado de 1993: Space Machine.

Segundo Karlsson, diferente da moda atual em criar um jogo com feeling retrô, 1993 é um produto real de sua época e seu lançamento está planejado para PCs em 2014, ou seja, um "pequeno" atraso de 21 anos. As únicas adições feitas ao jogo foram uma engine para portá-lo aos computadores atuais e "um título que fizesse mais sentido". Nada da jogabilidade foi alterada, se tratando de um shmup autêntico dos anos 90. O game possui doze naves, 25 armas diferentes e cinco planetas a serem explorados, se parecendo muito com o clássico Gradius.

A divulgação está um tanto tímida, além do Steam Greenlight Karlsson lançou uma campanha no Indiegogo, que em cinco dias arrecadou míseros 45 dólares dos US$ 10 mil pretendidos. Eu confesso que fiquei curioso, e caso ele seja mesmo lançado no Steam é bem capaz que eu compre só para ver o quão diferente um shmup desenvolvido antes da explosão do subgênero Bullet Hell (criado no mesmo ano pela Toaplan em Batsugun) pode parecer, sem o artifício de um jogo desenvolvido hoje com ar retrô.

Fonte: Polygon.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários