Meio Bit » Arquivo » Ciência » NASA lembra os 41 anos da Blue Marble

NASA lembra os 41 anos da Blue Marble

A Blue Marble, a foto do planeta Terra feita pela missão Apollo 17, completou 41 anos nesta semana. Nada melhor do que dar uma olhada novamente nesta bela imagem.

10 anos atrás

Você, provavelmente, já viu essa imagem, mas pode nem saber de sua história. Como o Meio Bit fala de ciência, tecnologia e fotografia, nada melhor do que dar um pouco de espaço para uma parcela da história de uma das grandes aventuras humanas. Conheço várias pessoas que adoram a história da NASA, suas descobertas e a exploração espacial.

Em 7 de dezembro de 1972 a tripulação da Apollo 17 estava a caminho da Lua e, no meio do caminho, decidiu olhar para trás e fazer uma simples fotografia. A autoria da imagem foi creditada aos três astronautas que faziam parte da missão, Eugene Cernan, Ronald Evans e Jack Schmitt, e a foto foi batizada de Blue Marble. Um nome bacana para uma imagem que ficou mundialmente conhecida e que é utilizada até hoje em campanhas da NASA (embora tenham existido algumas tentativas de atualizar a foto).

Do ponto de vista técnico, ela foi feita com uma Hasselblad com uma lente Carl Zeiss de 80 mm. Embora não tenha sido a primeira tentativa de fotografar a Terra do espaço, a imagem é a mais clara, mostrando nitidamente o contorno de alguns continentes e, pela primeira vez, a calota de gelo do polo sul,  além de dar um novo sentido no imaginário do que é ser parte desta pequena esfera azul. Infelizmente, a missão que foi responsável pela imagem foi a ultima nave tripulada que pisou em solo Lunar.

Uma pequena lembrança da história de homens que tiveram a coragem de adentrar a fronteira final, indo audaciosamente onde nenhum homem jamais esteve.

blue marble

Fonte: PopPhoto.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários