Meio Bit » Arquivos » Ciência » NASA lembra os 41 anos da Blue Marble

NASA lembra os 41 anos da Blue Marble

A Blue Marble, a foto do planeta Terra feita pela missão Apollo 17, completou 41 anos nesta semana. Nada melhor do que dar uma olhada novamente nesta bela imagem.

10/12/2013 às 18:25

Você, provavelmente, já viu essa imagem, mas pode nem saber de sua história. Como o Meio Bit fala de ciência, tecnologia e fotografia, nada melhor do que dar um pouco de espaço para uma parcela da história de uma das grandes aventuras humanas. Conheço várias pessoas que adoram a história da NASA, suas descobertas e a exploração espacial.

Em 7 de dezembro de 1972 a tripulação da Apollo 17 estava a caminho da Lua e, no meio do caminho, decidiu olhar para trás e fazer uma simples fotografia. A autoria da imagem foi creditada aos três astronautas que faziam parte da missão, Eugene Cernan, Ronald Evans e Jack Schmitt, e a foto foi batizada de Blue Marble. Um nome bacana para uma imagem que ficou mundialmente conhecida e que é utilizada até hoje em campanhas da NASA (embora tenham existido algumas tentativas de atualizar a foto).

Do ponto de vista técnico, ela foi feita com uma Hasselblad com uma lente Carl Zeiss de 80 mm. Embora não tenha sido a primeira tentativa de fotografar a Terra do espaço, a imagem é a mais clara, mostrando nitidamente o contorno de alguns continentes e, pela primeira vez, a calota de gelo do polo sul, além de dar um novo sentido no imaginário do que é ser parte desta pequena esfera azul. Infelizmente, a missão que foi responsável pela imagem foi a ultima nave tripulada que pisou em solo Lunar.

Uma pequena lembrança da história de homens que tiveram a coragem de adentrar a fronteira final, indo audaciosamente onde nenhum homem jamais esteve.

blue marble

Fonte: PopPhoto.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários