Meio Bit » Arquivo » Mobile » CyanogenMod 11 traz Android 4.4 KitKat para uma porrada de dispositivos

CyanogenMod 11 traz Android 4.4 KitKat para uma porrada de dispositivos

Após lançar versão estável do Android 4.3, CyanogenMod libera primeiras ROMs do Android 4.4 KitKat para uma grande quantidade de dispositivos

10 anos atrás

android-4-4-cyanogenmod-11

E o pessoal do CyanogenMod não perdeu tempo. Na última semana o projeto concluiu os trabalhos acerca do Android 4.3 Jelly Bean, ao lançar a versão stable - e portanto definitiva - do penúltimo sabor do robozinho verde. E sem demora lançaram nos últimos dias as primeiras versões oficiais do Android 4.4 KitKat (porque algumas ROMs com o nome Cyanogen estavem circulando desde o mês passado), inicialmente apenas para os aparelhos da linha Nexus.

Na última sexta-feira entretanto eles expandiram o número de aparelhos compatíveis com o Android 4.4 e hoje fizeram melhor: já incorporaram a atualização do sistema para a versão 4.4.1, que traz melhorias para a câmera do Nexus 5 e corrige alguns bugs. Claro, como ainda estamos falando de versões Nightlies (instáveis), é evidente que os lançamentos ainda contarão com bugs que serão eliminados com o tempo.

A lista de aparelhos compatíveis é bem extensa, mas basicamente todos os Nexus mais recentes, desde o Galaxy Nexus até o Nexus 5, passando pelo novo Nexus 7, além de toda a linha Galaxy S, o HTC One, o Xperia ZQ, o RAZR HD e o LG G2 podem receber a versão mais recente do Android. Como sou cobaia, peguei a ROM de hoje do S3 e instalei. Não é possível a princípio perceber grandes mudanças, a não ser por um tratamento gráfico mais refinado, como por exemplo a tela onde você acessa todos os aplicativos não é mais preta, mas exibe o papel de parede ao fundo:

android-4-4-screenshot

Além disso o aparelho parece ter ficado mais rápido e muito provavelmente o responsável é o Project Svelte, recurso voltado para otimizar o Android em aparelhos com RAM de até 512 MB, o que não impede que um smartphone com 1 GB também seja beneficiado.

Claro, as atualizações podem ser baixadas direto no site do CyanogenMod, mas é importante dar um aviso: alguns usuários tem relatado problemas na atualização, onde aparecia uma mensagem indicando "Erro 7". Acontece que a ROM só é compatível com a versão 6.0.4.4 do ClockWorkMod, que você pode baixar aqui. Uma vez no cartão, é só entrar em modo Recovery (desligar o aparelho e ligar com Power + Volume Up + Home) e fazer o Flash do arquivo. A partir daí a instalação segue as recomendações de sempre: faça um backup de seu aparelho e deixe a bateria nos 100%. A partir daí o método fica a cargo do cliente, seja pelo CyanogenMod Installer ou na unha. A quem for fazer usando o método tradicional, é sempre bom fazer um Flash total das informações do aparelho; já o installer faz isso sozinho.

Quem instalou, está testando e gostaria de discutir a respeito, por favor deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: CyanogenMod.

relacionados


Comentários