Meio Bit » Arquivo » Ciência » Um piercing na língua + App para iPod? BOOM: um controle de cadeira de rodas!

Um piercing na língua + App para iPod? BOOM: um controle de cadeira de rodas!

Cientistas de Atlanta desenvolveram uma maneira de controlar uma cadeira de rodas, movimentando um pírcingue na língua. Curva de aprendizagem do sistema é bem menor que nos modelos atuais para problemas semelhantes.

10 anos atrás

DiSanto computer

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, em Atlanta, desenvolveram um sistema que usa um pírcingue na língua, conectado a um aplicativo do iPod, que permite que pessoas com deficiências motoras controlem suas cadeiras de rodas apenas com o movimento de suas línguas. Miley Cyrus curtiu isso.

Para algumas pessoas com grau avançado de suas dificuldades de locomoção, mesmo cadeiras de rodas avançadas podem ser complicadas de serem controladas. E esse projeto pode ser a solução. Obviamente, para que isso funcione, a pessoa precisa aceitar colocar um pírcingue na língua, que contém uma pequena barra de titânio na ponta.

Outro acessório necessário é um headsetà lá Professor Xavier”, com sensores que respondem ao ímã dentro do piercing. Quando o usuário movimenta a língua, um aplicativo do iPod recebe informações dos sensores, identificando assim qual comando está sendo executado. Através desta interface, portanto, fica simples enviar o comando para a cadeira de rodas.

O principal benefício deste sistema é que ele funciona de um jeito bem mais prático e rápido que os controles existentes nos modelos atuais deste tipo de veículo. A forma mais utilizada até o momento, para tetraplégicos, é a conhecida como “push and blow”, quando o usuário precisa direcionar um canudo para o lado desejado e assoprar.

Trata-se de um processo que tem lá sua curva de aprendizagem, que é lenta e muitas vezes frustrante. Já o treinamento do sistema com o pírcingue chega a ser três vezes mais rápido, por ser mais fácil de ser executado, mesmo avaliando apenas os aspectos musculares e respiratórios.

Maysam_Jason_l-res

Pessoalmente eu acho muito legal pírcingue na língua (acho estranha é a palavra ‘pírcingue’, mas né?). Acho bonito o acessório, torna-se também um atrativo estético. Menos quando a pessoa fica insistentemente colocando ele pra fora por nenhuma razão aparente. No caso dos cadeirantes não acho que esse risco seja tão grande, já que trata-se de sua ferramenta de locomoção e não vai ser legal perder o controle da própria cadeira por algo assim.

No mais, viva a ciência.

Fontes: Newscientist e Georgia Tech.

relacionados


Comentários