Meio Bit » Arquivo » Hardware » Empresa quer usar Daleks para vigiar escolas

Empresa quer usar Daleks para vigiar escolas

O robô (segundo os projetistas) será uma mistura de Batman, R2D2 e Minority Report, e irá reduzir o crime nos EUA em 50%. Bônus: parece um Dalek. Viajaram na maionese? Com certeza, mas a proposta é divertida, de tão ambiciosa.

10 anos atrás

drwhofuckingcares

Dr Who é uma série de ficção científica inglesa feita para crianças entre 5 e 5 anos e meio, que por algum mistério da natureza se tornou pop entre hipsters brasileiros. Feita com orçamento de geladeira e cenários resgatados d'Os Trapalhões na Guerra dos Planetas, Dr Who tem que se virar como pode.

Os Daleks, os mais terríveis inimigos do Dr, por exemplo são uma espécie de mistura de capa de liquidificador com desentupidor de privada. Em 1789, quando a série estreou, talvez fossem assustadores. Hoje tirando os hipsters, nenhuma criança leva a sério esse inimigo.

O que torna estranho a escolha da Knightscope, uma startup que está tentando viabilizar um robô-vigilante para patrulhar escolas, shoppings e áreas públicas. Não é um ED-209, infelizmente, é mais parecido com um Dalek da Pixar do que qualquer outra coisa:

dalekdapixar

No papel o Knightscope K5 impressiona. 1,5 m de altura, 136 kg de peso, autônomo, com capacidade de aprendizado, sistema de OCR para leitura de placas de carros e consulta a bases de dados, visão omnidirecional, sensor térmico, sensores de qualidade do ar, sensor ultrassônico, visão infravermelha, RADAR, LIDAR, capacidade de mapeamento, detecção de suspeitos, reconhecimento facial, rotas de patrulha pré-programadas e capacidade de acionar centrais de segurança e mesmo a polícia, se necessário.

Ah, ele também detecta ameaças químicas, biológicas e nucleares, estuda comportamento e não duvido que faça tudo que o Dick Jones da OCP mandar.

Claro, assim como o R2D2, os Daleks e outros robôs projetados baseados em latas de lixo, o K5 é inútil se você subir um lance de escadas.

Por enquanto estão em fase de captação, já conseguiram US$ 500 mil de US$ 4 milhões almejados. Quanto vai custar um bicho desses? Nem idéia, mas se o preço for tão ambicioso quando a proposta da empresa — reduzir o crime nos EUA em 50% — vai vir de brinde em caixa de sucrilhos.

Fonte: Fox News.

Leia mais sobre: , , , , , , .

relacionados


Comentários