Meio Bit » Arquivo » Internet » Página de permissões de acesso à Conta Google é totalmente reformulada

Página de permissões de acesso à Conta Google é totalmente reformulada

Totalmente reformulada, a página de permissões de acesso à Conta Google passou a exibir, aos usuários, muito mais informações sobre os serviços que têm acesso à conta em questão, facilitando a administração e revogação das permissões para manter as contas em segurança.

10 anos atrás

conta_google_permissao_acesso_nova_interface

Atualmente, é extremamente raro encontrarmos serviços ligados à Internet fechados em seus próprios mundos. Com algumas raras exceções, se tornou uma tendência irreversível a abertura das plataformas digitais, seja através de autenticação segura, seja por meio de APIs. Por exemplo, posso criar um perfil no Flickr utilizando a minha conta do Google ou Facebook, sem a necessidade de preencher todo um cadastro e ter mais um login e senha.

Apesar de todos os benefícios, a facilidade com que o usuário pode dar este tipo de autorização de acesso pode colocar as suas contas em risco. Afinal, é muito comum concedermos o acesso e, depois, nunca mais lembrarmos no que fizemos. Infelizmente, o nosso esquecimento não revoga as permissões dadas e os serviços de terceiros continuam tendo acesso às informações o tempo todo até que, em alguns casos, o pior aconteça.

Felizmente, na maioria dos casos, os serviços oferecem uma página na qual o usuário pode visualizar facilmente quem pode acessar as suas informações. No Twitter, por exemplo, basta que o usuário acesse as configurações e, em seguida, clique em Aplicativos. Pronto, uma listagem contendo todas as informações importantes será exibida e o usuário poderá desfazer qualquer permissão com um simples clique.

No caso do Google, além de o acesso não ser dos mais fáceis (clique na sua foto, escolha a opção “Conta”, selecione a opção “Segurança” e, finalmente, clique em “Permissões da conta” - ou aqui), a listagem das permissões era… digamos… bem porca. Para quem nunca acessou o link anterior antes ter uma ideia, a listagem era algo como um TXT simples, na qual era exibido o nome do serviço que tinha acesso e, na frente, o botão para remoção do acesso. Só isso.

Para a minha felicidade, há alguns dias, o pessoal do Google Operating System notou que o Google havia feito uma reformulação total na página em questão. Agora, ao centro, o usuário encontrará todas as permissões dadas aos serviços externos, com o logo, nome e uma breve descrição do acesso ao qual ele tem direito. Selecionando qualquer um dos serviços, a página exibirá, do lado direito, uma descrição detalhada de todos os acessos e do nível de acesso às informações. Caso o usuário não queira mais permitir, basta clicar em “Revogar acesso” e ser feliz.

Se você tem notado acessos sem a sua autorização ou a publicação de mensagens ou envio de e-mails sobre os quais desconhece, recomendo, com veemência, que dê uma olhada nos acessos de terceiros de todos os serviços utilizados por você. Se não notou nada de errado, acesse assim mesmo e verifique se há alguma permissão que possa ser revogada. Lembre-se: por mais que as empresas estejam comprometidas com a segurança de nossos dados e contas, a responsabilidade de mantê-los seguros é nossa. 🙂

relacionados


Comentários