Dori Prata 10 anos atrás
É relativamente comum vermos os jogos para PC sendo apontados como adaptações porcas daquilo que vemos para os consoles, reclamações que muitas vezes são justificadas, mas uma empresa que promete fazer o possível para que suas produções sejam boas em todos os aparelhos é a Ubisoft.
Em um post no blog oficial da editora, o produtor Sylvain Trottier falou sobre o empenho deles para otimizar o Assassin’s Creed IV nos computadores e como eles não deixarão a plataforma de lado, mesmo com a chegada da nova geração.
“Estamos muito orgulhosos da versão do Black Flag para PC. O jogo roda bem em computadores mais fracos e muitos recursos foram adicionados para máquinas de ponta, permitindo que cada consumidor aproveite ao máximo a experiência em seus PCs. Nossa parceria com a nVidia permitiu às nossas equipes de engenheiros trabalharem juntos em uma versão altamente otimizada para PC, o que mostra nosso comprometimento com a plataforma.
É por isso que a Ubisoft possui uma equipe dedicada unicamente a construir a versão para PC do Assassin’s Creed IV: Black Flag, trabalhando em tudo desde a interface até os controle e várias configurações encontradas no PC. Não é verdade que não nos importamos com a otimização no PC. Se não nos preocupássemos com isso, então não teríamos uma equipe tão grande em Kiev dedicada apenas ao PC.”
Sem querer fazer aqui o papel de advogado da Ubisoft ou de qualquer outra empresa que desenvolva para computadores, mas imagino o quão complicado deve ser este processo de otimização, já que cada pessoa terá uma configuração diferente e por isso entendo que em um ou outro computador o jogo não tenha um bom desempenho.
Contudo, isso não elimina a frustração ao ver que um título relativamente leve não roda bem em nossa máquina, algo que tem acontecido comigo com o FIFA 14, que algumas vezes funciona muito bem, outras não e sempre que isso acontece, não consigo evitar os xingamentos contras todos os antepassados dos envolvidos na criação do jogo.