Meio Bit » Arquivo » Ciência » Nesta segunda-feira a SpaceX enfrentará seu maior rito de passagem

Nesta segunda-feira a SpaceX enfrentará seu maior rito de passagem

Hoje a SpaceX entrará para o time dos grandes players, pela primeira vez colocará um satélite (dos grandes, 3,2 toneladas) em órbita geoestacionária, muito além da Estação Espacial, indo aonde nenhum Falcon 9 jamais esteve. E você acompanhará ao vivo, clique e veja como.

10 anos atrás

spacex-crs-2-falcon-9-rocket

Elon Musk não é amigo de Tony Stark à toa. Sua SpaceX é a mais bem-sucedida empresa privada no ramo espacial (tirando as corporações gigantes, claro) e vem revolucionando o mercado com custos baixos, muita ambição — ele quer Marte — e um ritmo de pesquisa e desenvolvimento medido e anos, não em décadas.

Seus foguetes Falcon 9 fazem vôos rotineiros, sua cápsula Dragon está a caminho de ser certificada para transporte de passageiros, mas mesmo assim a SpaceX só opera em órbita baixa. Não que seja um demérito, o mais distante que humanos estiveram da Terra desde 1972 e a Apollo XVII foram menos de 600 km, nas missões de conserto do Hubble. A própria Estação Internacional orbita a 370 km de altitude. Em linha reta não dá Rio-São Paulo.

Agora vão muito além. Pegaram o contrato de lançamento do SES-8, um satélite retransmissor de sinais de TV que atenderá por 15 anos a região Ásia-Pacífico. O custo normal de um lançamento é de US$ 260 milhões, mas como é o primeiro desse tipo, a SpaceX topou fazer por US$ 60 milhões. O pessoal do satélite, que de qualquer jeito está no seguro, adorou.

Aman-Hoje o Falcon 9 irá muito além de seu ambiente normal, atingindo uma órbita geoestacionária de transferência com apogeu de 80 mil km. Depois o segundo estágio será acionado novamente, colocando o Falcon em uma órbita Hohmann de transferência, para a posição final do satélite, na Órbita de Clarke, a 36.500 km de altitude.

O lançamento será às 17 h EST, 20 h no horário de Brasília. Você poderá acompanhar da NASA TV ou direto no player abaixo.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários