Meio Bit » Arquivo » Mobile » Google precisa criar um Google Maps para motociclistas

Google precisa criar um Google Maps para motociclistas

Uma sugestão ao Google para que incluísse no Google Maps algumas opções de rotas para motociclistas, já que a rota e o tipo de pilotagem são diferentes de carros e outros meios de locomoção.

10 anos atrás

google-maps-motorcycles-1-1500-660x470

Existe muita discussão, quase uma guerra velada, entre motoristas de carro e motociclistas no Brasil. E sei disso por causa de anos e anos pilotando e dirigindo pelas ruas de locais como São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro, onde é cada um por si e Deus contra todos. Várias cidades do Brasil já possuem faixas especiais para motos, o que é excelente. E, quando não há, estes veículos costumam trafegar em corredores entre os carros.

Não, amigo, isso não é ilegal. Essa proibição, inclusive, foi rejeitada pelo Congresso recentemente, pois isso traria outros três problemas ainda maiores: o aumento do tráfego; a dificuldade de fiscalização da proposta; e, o mais perigoso para os motociclistas, o aumento das chances de uma colisão entre a moto e a traseira do automóvel da frente, choque que poderia ser fatal.

5356233

Ninguém é a favor do cara que quebra seu retrovisor ou toca seu carro e foge. Isso não é motociclista, isso não é motoqueiro. Isso é um babaca.

Mas, acredite, a maioria dos seres-humanos (sim, seres-humanos) rodando sobre duas rodas nas capitais brasileiras, hoje, são pessoas que não querem fazer mal a ninguém, que se arriscam todos os dias para se locomoverem de uma forma um pouco mais rápida. Arriscam suas vidas. Lembre-se disso, e da lei citada acima, na próxima vez que for criticar a esmo.

Se você é um destes motociclistas imprudentes, já passou da hora de criar uma consciência coletiva. Todos nós somos o trânsito, todos nós fazemos parte desse mostro cotidiano chamado tráfego. Não é “eles contra mim”, é “todos nós”.

Dito isso (e me desculpem o desabafo), lembro que o corredor entre os carros não é um privilégio brasileiro, pois outros locais do mundo, a exemplo da Califórnia, têm o que chamam de Lane Splitting como uma prática plenamente aceitável. Desde que feita sempre com prudência e perícia.

"Ok, Matheus, mas por que você falou sobre motos, carros, corredores e tudo isso?" - Porque o Google Maps hoje atende quase todo mundo: motoristas, ciclistas, pedestres e usuários de transporte público. Mas… e os motociclistas?

Para este tipo de usuário, o tempo estimado de chegada e as rotas disponíveis são completamente equivocados, pois ele não leva em consideração justamente os corredores entre os carros, nem as faixas preferenciais. E é por esse motivo que eu e outros motociclistas do mundo gostaríamos de ter esta nova alternativa nos aplicativos do Google Maps, tanto a versão Web, quanto para o iOS, Android e Windows Phone.

E, para ficar ainda mais interessante, como sugerido por Damon Lavrinc, seria bacana poder escolher a rota pelo seu estilo de pilotagem: primeiro, o novato, tipo mais conservador, que não assume qualquer troca de pista e nem corredores entre os carros; o segundo seria o intermediário, ainda responsável, mas fazendo o lane splitting em um ritmo moderado; o avançado assumiria que o piloto já possui bom conhecimento em andar entre os carros, evitando facilmente o tráfego; a última opção proposta, da qual sou contra, seria o Squid: termo dado para o motociclista maluco que deseja, todos os dias, se envolver em algum acidente, tamanha displicência. Vocês já viram estes vídeos de motoqueiros desmiolados rodando a mais de 120 km/h nos corredores, lambendo retrovisores, que nos dão falta de ar e a sensação de que um acidente muito feio vai acontecer a qualquer instante? Então, esses são os Squids. Para eles, recomendo rotas próximas a hospitais.

google-maps-motorcycles-master-1500-660x987

De qualquer forma, tanto na Califórnia, quanto nas cidades brasileiras, as opções de motociclistas no Maps seriam muito, muito bem vindas. Ajuda a gente aí, Google!

E vocês? Usariam um Google Maps for Motorcycles? São contra ou a favor do uso de corredores de motos? Deixem sua opinião na área de comentários.

Fontes: DL e Wired.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários