Meio Bit » Arquivo » Mobile » AT&T decide combater malwares do Android com anti-vírus da Lookout Security pré-instalado

AT&T decide combater malwares do Android com anti-vírus da Lookout Security pré-instalado

Estratégia da AT&T visa combater grande incidência de infecção nos Androids com malwares disfarçados de apps inócuos

10 anos atrás

android-malware

Convenhamos, apesar de ser um sistema muito bom o Android sofre e muito com malwares, devido à política mais liberal de publicação de aplicações que não ocorre no iOS, já que a Apple controla seu sistema com mão de ferro. Ainda que muitos usuários não saem instalando tudo o que vêem, a grande massa ainda se sente atraída por apps de SMS suspeitos, versões de programas pertencentes nos concorrentes pra lá de suspeitas e outras coisas.

A AT&T está extremamente preocupada, e por isso anunciou uma parceria com a empresa de segurança Lookout uma atitude um tanto quanto controversa: a partir de agora, todos os seus dispositivos Android virão com o Lookout, um app anti-vírus pré-instalado, de modo a combater a invasão de worms através de apps aparentemente inócuos como fotos de japinhas sensuais.

O único problema nessa história é aquilo que todo mundo odeia quando compra um dispositivo nas mãos de operadoras: bloatware. Veja bem, o Lookout é um excelente app pois agrega anti-vírus, backup e função de encontrar seu smartphone. Presente também no iOS, obviamente ele não conta com a função de combate à pragas, pois não precisa. A função dedicada que ele possui é avisar quando é hora de atualizar o iOS. O problema é a personalização que a AT&T pode inserir além do necessário ou a Lookout inserir outros apps desnecessários que ela também disponibiliza para Android, como o Plan B e o Zapper.

Ainda que a iniciativa da AT&T tenha sido bem pensada por ter aderido a um parceiro com um app excelente, se a moda pega por aqui teríamos uma enxurrada de antivírus entulhados pelas operadoras brasileiras, isso sem contar o iCotas.

Fonte: The Verge.

relacionados


Comentários