Meio Bit » Arquivo » Ciência » É como testemunhar o nascimento da Fênix

É como testemunhar o nascimento da Fênix

Algumas vezes o Universo é poesia pura, mas no caso, se mandarem um poeta, como queria a Jodie Foster, ele seria imediatamente vaporizado por uma labareda solar APENAS do tamanho da distância entre a Terra e a Lua

10 anos atrás

dark_phoenix_-_x-men_legends_002

A maior parte do tempo a gente não pensa muito Nele, mas sem o Sol nossa vida seria bem incômoda, só não seria impossível porque temos o STEAM. Mesmo assim ele está longe de ser a entidade pacífica e benevolente que foi divinizada por tantas culturas. Nosso planeta inteiro sobrevive de uma fração ínfima da energia emitida pelo Sol.

Pense bem: a qualquer momento metade da Terra está recebendo luz solar. Isso dá uns 260 milhões de km². Parece muito, mas pense que o Sol está a 150 milhões de km, emitindo energia para todos os lados. Olhe pra sua unha. Imagine que ela é todo um planeta e depende da luz da lâmpada no teto. Mas SÓ da luz que incide na unha.

Mesmo só pegando uma rebarba, é mais energia do que precisamos, e o Sol tem energia de sobra. Algumas vezes ele demonstra isso de forma dramática, como nas explosões solares, ejeções de massa e, no caso, erupção em filamento. Quando o campo magnético de parte do Sol se alinha, é formado um arco de plasma a mais de 1 milhão de graus que é ejetado em velocidades que podem chegar a 1% da velocidade da luz, ou mais de 3.200 km/s.

O resultado é lindo mas assustador, como registrou a sonda Solar Dynamics Observatory, que monitora e envia em tempo real informações sobre o “clima” solar.

O SDO flagrou uma erupção em filamento com mais de 300 mil km de comprimento. A escala é difícil de compreender. Em uma ponta estaria a Terra, na outra, a Lua. A Apollo levaria 3 dias para percorrer o filamento, e no ponto extremo, se você olhasse para a outra ponta estaria vendo a luz de mais de 1 s no passado.

Em Contato a personagem de Jodie Foster, maravilhada com o Cosmos diz que deveriam ter mandado um poeta. Eu discordo. Eventos de escala cósmica assim só são bem descritos em quadrinhos. Deveriam mandar o Stan Lee. Veja:



Fonte: BA.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários