Meio Bit » Arquivo » Games » Os Batman Arkham para PC e uma reflexão sobre o GFWL

Os Batman Arkham para PC e uma reflexão sobre o GFWL

Warner confirma que Batman Arkham Asylum e Arkham City deixarão de usar o Games for Windows Live, mas como ficarão todos os outros games que precisam do serviço para funcionar?

10 anos atrás

gfwl

Quando o assunto são jogos para computador, talvez não exista nada que desperte mais a ira dos jogadores do que o Games for Windows Live (ok, talvez a EA).

Nascida como uma tentativa da Microsoft de unificar a plataforma, o serviço nunca caiu nas graças dos consumidores e quando surgiu a informação de que ele seria descontinuado, pode-se ver comemorações estourando por toda a internet.

Aos poucos alguns jogos que se valiam da tecnologia estão adotando o Steamworks, com os dois primeiros BioShocks, e mais recentemente, tanto o Batman Arkham Asylum quanto o Arkham City também tiveram a migração confirmada. Mas será que realmente temos motivo para comemorar?

Bom, sem querer fazer o papel de advogado do diabo, mas acho que mesmo os títulos que já se livraram do GFWL acabam perdendo um pouco nessa transição e o principal motivo para pensar assim são as conquistas.

Tudo bem, podemos até considerar que a perda a princípio não foi tão significativa, já que as conquistas passarão a ser desbloqueadas no Steam, mas convenhamos, no serviço de distribuição da Valve essa função é praticamente inútil, dada a maneira como são tratadas por lá.

Há de se lamentar ainda o fato de que perderemos o save do Batman Arkham City nesta transição, o que alguns dirão ser um mal necessário, mas isso não elimina a sensação de que de uma forma ou outra os únicos que saem perdendo nessa história somos nós, que nada temos a ver com as escolhas equivocadas da Microsoft ou das desenvolvedoras. Ou melhor, temos sim (e muito).

Contudo, há algo ainda mais preocupante nesse fim do Games for Windows Live e que desconfio, muitos dos que estão celebrando sua morte não se deram conta: Como ficarão os jogos que precisam do serviço para funcionar?

gfwl-2Hoje seriam mais de 70 jogos que dependem do GFWL e como ficaremos quando quisermos jogar e os servidores de autenticação estiverem desligados? Será que nunca mais poderei jogar o Fallout 3 no PC porque a Microsoft cansou de brincar de games no PC?  o Resident Evil 5? O Grand Theft Auto IV, o Fable III,o Dead Rising 2 e tantos outros?

Repare que só citei games de grande porte, mas há muitos outros feitos por estúdios pequenos e sinceramente, será que devemos ter esperança de que essas empresas investirão tempo e dinheiro para fazer com que suas criações continuem funcionando, mas em outros sistemas?

Eu sei que para a maioria o Games for Windows Live nunca deveria ter existido, mas confesso que eu adoro a ideia de poder ter minhas conquistas do PC e do Xbox 360 reunidas no mesmo lugar e principalmente, ver meus jogos funcionando, mesmo que com alguns problemas.

relacionados


Comentários