Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Pentax K3 - primeira câmera com filtro Anti-aliasing On/Off

Pentax K3 - primeira câmera com filtro Anti-aliasing On/Off

A Pentax lança a K3 com 24 megapixels que será a primeira câmera do mundo onde você pode escolher usar, ou não, o filtro Anti-Aliasing,

10 anos atrás

A Ricoh, embora tenha eliminado o nome Pentax das câmeras compactas, ainda continua produzindo câmeras reflex com o nome por conta de todo o peso que a empresa teve na fotografia. Depois de muitos boatos e informações desencontradas, finalmente temos o anúncio oficial da nova Pentax K3 que, seguindo uma longa tradição em suas câmeras digitais, pode ser considerada quase um tanque de guerra.

A câmera vai chegar equipada com um sensor CMOS APS-C de 24 megapixels de resolução máxima e o design da câmera é muito elegante. Uma mistura entre o passado e a atualidade. Eu gostei muito. O corpo é construído com liga de magnésio sobre um chassi de aço, confirmando a durabilidade da marca em suas câmeras. Já que o assunto é durabilidade, a câmera possui 92 pontos selados contra fatores climáticos e o obturador foi planejado para 200 mil disparos. A durabilidade do obturador é uma informação muito importante e seria muito bacana se todas as empresas informassem isso em seus lançamentos.  O equipamento já vem com o novo processador Prime III, que garante uma velocidade de 8,3 fotos por segundo no modo contínuo e também temos o sistema de medição de luz com 86 mil pixels RGB (que garante precisão na medição de luz, balanço de branco e foco automático) e o módulo de foco automático SAFOX11 com 27 pontos, sendo 25 em cruz e 3 pontos dedicados exclusivamente ao foco automático com baixa luz.

Mesmo se mostrando um equipamento de respeito com todas essas características, creio que a grande novidade realmente é o recurso que ativa e desliga o filtro Anti-Aliasing do sensor da câmera. O filtro existe para evitar bordas serrilhadas nas imagens digitais, mas também elimina um pouco de nitidez nas fotografias. Alguns modelos de câmera digitas (Nikon D800E) foram fabricadas sem o filtro para priorizar a nitidez da imagem, porém a câmera da Pentax é a primeira com a opção de utilizar ou não o filtro. Na verdade, o sistema, quando ativado, aplica vibrações microscópicas em nível sub-pixel durante a exposição, o que causa o efeito de embaçamento das bordas serrilhadas das imagens. Um sistema interessante, mas que possui algumas limitações. Ele não funciona no modo HDR e sua eficiência é melhor aproveitadas em velocidades de obturador inferiores a 1/1000.

A câmera também apresenta duplo slot para cartões SD, estabilização de imagem no sensor, gravação de vídeos em Full HD com até 60 fotogramas por segundo, visor ótico com cobertura de 100%, LCD de 3,2 polegadas e nivelador eletrônico. A Pentax K3 estará disponível no início de novembro ao preço de US$ 1.300,00 apenas o corpo. A empresa planeja fabricar 10 mil unidades por mês. No final de novembro será fabricada uma versão especial da câmera que virá com battery grip e uma correia diversificada. Serão produzidas 2 mil unidades por mês e o valor ficará em US$ 1.597,00.

pentax_k3

relacionados


Comentários