Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Volkswagen desenvolve app para iPad com manual técnico de realidade aumentada para o XL1

Volkswagen desenvolve app para iPad com manual técnico de realidade aumentada para o XL1

MARTA é o nome do app de Realidade Aumentada para iPad que traz um manual técnico completo do XL1, o carro ecológico de luxo da Volkswagen

10 anos e meio atrás

volks-xl1-ipad-ar-service-manual

A Mercedes-Benz já demonstrou que um simples QR Code é capaz de armazenar um manual de segurança de veículos, conhecidos no Brasil como Protocolos AAA. Na Alemanha todos os seus novos carros já estão saindo de fábrica com a novidade, o que é uma mão na roda e tanto numa situação de resgate.

Saindo um pouco da segurança reativa para a preventiva, muitos mecânicos não possuem manuais de serviço de automóveis e boa parte dos consertos são feitos na unha, salvo raras exceções voltadas a modelos de luxo, ainda é preciso apelar para as versões em papel.

Um desses modelos é o superaerodinâmico XL1 da Volkswagen, dito pela montadora como "o carro mais econômico do mundo" por sua natureza diesel/elétrico e por ser capaz de rodar 111 km com apenas um litro de combustível. Pena que o preço de 111 mil euros não compensa o investimento, reservando-o aos ricos com consciência ecológica. A empresa resolveu utilizá-lo como uma "vitrine" e revelou que um app para iPad desenvolvido pela Metaio (que já fez algo parecido com o Audi A3) utilizará Realidade Aumentada para revelar aos mecânicos o interior do veículo, auxiliando em sua tarefa de prestar assistência técnica.

Volkswagen XL1 em ação

O app chamado MARTA (Mobile Augmented Reality Technical Assistance) também contém um passo-a-passo de como o técnico deverá proceder para realizar reparos no XL1, além de permitir visualizar através do iPad mudanças estéticas como um capô conversível ou uma nova cor, além de fornecer o manual técnico tradicional.

Ainda que o MARTA acabe sendo utilizado por um seleto grupo, é uma forma de ver que uma aplicação do tipo pode vir a ser muito útil desde que seja disponibilizado em mais modelos de veículos, das mais diversas faixas de preço. É um recurso útil demais para ser tão restrito, o que é uma pena.

Fonte: Engadget.

relacionados


Comentários