Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Transfome seu gadget num scanner 3D com o Structure Sensor

Transfome seu gadget num scanner 3D com o Structure Sensor

Projeto do Kickstarter promete um scanner 3D que pode ser acoplado em qualquer dispositivo móvel

10 anos e meio atrás

occipital-structure-sensor

Agora que a impressão 3D está mais difundida, o próximo passo naturalmente é a captura de objetos 3D. Aí esbarramos num problema: por mais potentes que as câmeras em nossos gadgets sejam elas não possuem essa capacidade, e nem todo mundo pode andar com o Kinect a tiracolo. E é pensando nisso que a startup Occipital lançou um projeto no Kickstarter apresentando o Structure Sensor, um acessório que permite qualquer smartphone ou tablet capturar o mundo à sua volta.

O CEO da Occipital Jeff Powers explica que as aplicações não se limitam apenas a capturar objetos e transferir os esquemas para uma impressora 3D: o Structure Sensor pode escanear uma sala inteira, graças ao alcance de até 3,5 metros. É possível escanear objetos e compartilhar os modelos com outras pessoas ou até mesmo jogar games de Realidade Aumentada, como é possível hoje no 3DS. E por fim ele é equipado com LEDs infravermelhos que adicionarão visão noturna a seus gadgets. E por falar em Kinect, a PrimeSense, empresa que desenvolveu o modelo original trabalhou junto com a Occipital para desenvolver o produto.

Num primeiro momento o gadget será otimizado para o iPad de quarta geração, atitude essa que foi considerada prioritário pelo fato do tablet da Apple "entregar a melhor experiência de uso, à frente de todos os outros tablets do mercado", palavras do CEO. Embora não suportado de forma oficial o sensor é compatível com qualquer iGadget que possua uma porta Lightning, e a empresa distribuirá o SDK para empresas, hackers e desenvolvedores lançarem versões do app compatíveis com Android, Windows, Mac OS X e Linux.

O projeto entrou no Kickstarter hoje e se encerrará no dia 1º de novembro, mas a meta de US$ 100 mil muito provavelmente será atingida em breve, pois a startup já conseguiu arrecadar mais de 68 mil dólares. Aos interessados, uma contribuição de US$ 329 garante o dispositivo, cujo lançamento está previsto para novembro.

Fonte: Kickstarter.

relacionados


Comentários