Meio Bit » Arquivo » Games » Faturamento do World of Warcraft teria caído 54% em sete meses

Faturamento do World of Warcraft teria caído 54% em sete meses

Empresa afirma que faturamento do World of Warcraft caiu 54% em sete meses, o que nos faz questionar se não está na hora do jogo abolir a cobrança de mensalidades.

10 anos e meio atrás

world-of-warcraft

Após ver o surgimento (e até a morte) de muitos competidores que tentaram conquistar os apaixonados por MMOs e manter-se firme, o World of Warcraft pode ter visto nos sete meses que antecederam abril deste ano um dos seus piores momentos desde que chegou ao mercado.

Isso porque de acordo com a empresa SuperData Research, durante este período o jogo da Blizzard viu seu faturamento despencar 54%, caindo dos US$ 204 milhões obtidos nos setes meses anteriores para “apenas” US$ 93 milhões, o que pode ser um forte indicativo de que a desenvolvedora precisa pensar seriamente em adotar o modelo de distribuição gratuita.

Em um mercado onde os jogadores estão se acostumando cada vez mais – e gastando dinheiro com – itens no jogo, a falta de microtransações além de pets e montaria parece estar começando a machucar,” diz um trecho do relatório. “O que vemos normalmente após a mudança para o free-to-play é um crescimento no número de novos jogadores e um aumento no faturamento, o que, desde que feito corretamente, pode ser mantido.

No entanto, a empresa alerta para o risco de mudança de estratégia para um jogo que se sustentou por tanto tempo e ressalta que apesar do faturamento ter caído bastante, a taxa de conversão de jogadores durante aqueles meses aumentou, além das microtransações terem ajudado a equilibrar as contas, o que segundo eles, mostra que os atuais jogadores mais dedicados estão dispostos a gastar com o jogo.

O fato é que a cada dia que passa se torna mais difícil para o WoW manter sua relevância, seja porque as pessoas já fizeram tudo o que tinham para fazer nele ou porque novos jogos estão tornando sua mecânica defasada e por isso me espanta o silêncio da Blizzard em relação a um novo MMO. Será que eles acham que o seu império durará 1000 anos?

Fonte: MCV.

relacionados


Comentários