Meio Bit » Arquivo » Hardware » Samsung vai atualizar Exynos 5 Octa: processador utilizará todos os cores ao mesmo tempo

Samsung vai atualizar Exynos 5 Octa: processador utilizará todos os cores ao mesmo tempo

Samsung vai fazer com que todos os cores do Exynos 5 Octa trabalhem ao mesmo tempo, porém atualização pode não ser lançada para o Galaxy S4

10 anos e meio atrás

samsung-exynos-5-octa

Quando a Samsung lançou o Galaxy S4, ela apresentou também o primeiro dispositivo equipado com o processador octa-core Exynos 5 Octa, que apesar do vendido inicialmente, não trabalham todos em conjunto: quatro núcleos Cortex-A7 com clocks entre 1,2 e 1,4 GHz são utilizados para tarefas mais simples, enquanto que os quatro restantes, núcleos Cortex-A15 (de 1,6 a 1,8 GHz) são reservados para uso mais pesado. O fato é que o processador só utiliza um conjunto por vez, o que gerou até uma cutucada da MediaTek, que promete um processador octa-core de verdade.

Mas a Samsung resolveu se mexer, decidindo que deixar outro passar à sua frente é inadmissível: ela anunciou uma atualização da arquitetura ARM big.LITTLE até o final do ano chamada "multiprocessamento heterogêneo". Em outras palavras a atualização vai permitir que ambos conjuntos de cores trabalhem juntos, executando código ao mesmo tempo.

Essa técnica não é de todo novidade: é uma versão da técnica chamada big.LITTLE MP, já utilizada no MediaTek 8135, um quad-core cujos dois conjuntos de dois núcleos A15 e A7 trabalham juntos.

Ainda não está claro, mas há uma grande possibilidade que o processo se aplique apenas a aparelhos que serão equipados com o Exynos 5420 (como o Galaxy Note 3) enquanto que o S4, que possui a versão 5410 seja deixado de escanteio. Além disso a atualização pode melhorar e muito o desempenho, mas é certeza que o consumo de energia vai aumentar.

Fonte: Samsung via Ars Technica.

relacionados


Comentários