Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Táxi japonês vai avisar se você esquecer alguma coisa no carro

Táxi japonês vai avisar se você esquecer alguma coisa no carro

Companhia de táxi japonesa vai instalar sistema que dispara alarme caso passageiro esqueça alguma coisa no carro

10 anos e meio atrás

Eu não entraria num desses nem em sonho (além do que, os táxis japoneses são caríssimos)

Convenhamos que a grande maioria já passou por uma situação semelhante: esquecer a carteira, bolsa, cartão de crédito, celular, tablet e similares em táxis é algo bem comum em qualquer lugar do planeta, e no Japão isso não é exceção. Entretanto a companhia Kokusai Motorcars de Tóquio está investindo para diminuir as ocorrências instalando um sistema de câmeras em sua frota.

Antes de mais nada o sistema não é invasivo, ele não grava imagens nítidas dos passageiros. Quatro câmeras ^são instaladas no carro: duas sob os bancos da frente, uma no teto e outra no porta-malas, de modo a capturar imagens antes e depois do passageiro embarcar. No momento de desembarque o sistema faz uma checagem e caso detecte que algo ficou para trás, dispara um alarme avisando o cliente e o motorista (que convenhamos, nem sempre checa se o passageiro largou uma coisa) de que alguma coisa não está certa.

A companhia pretende começar a instalação dos kits em sua frota de 3.100 táxis no início da próxima primavera (em março de 2014), e cada unidade custará em torno de US$ 500. É um custo modesto se pararmos para pensar que o preço de uma corrida de táxi pode atingir valores exorbitantes no Japão: a taxa mínima gira atualmente em torno de R$ 16; uma corrida do Aeroporto de Narita até o centro comercial de Tóquio e próximo da residência imperial, um percurso de meros 68 km pode custar até 500 reais.

A Kokusai Motorcars diz que celulares representam 60% dos itens esquecidos em seus carros, e que nos últimos anos já foram encontrados objetos como carteiras, drogas, melancias e até uma arma de fogo. Considerando que a capital sozinha possui 384 empresas de táxi e cerca de 210 mil itens foram esquecidos só em 2012, mesmo que pequena é uma ajuda bem vinda.

Fonte: WSJ.

relacionados


Comentários