Meio Bit » Arquivo » Internet » Topsy, um Google Search para Twitter

Topsy, um Google Search para Twitter

Sistema permite que os usuários façam pesquisas entre mais de 400 bilhões de tweets, filtrando por período, tipo de conteúdo e até idioma.

10 anos e meio atrás

topsy_home

Diariamente, uma quantidade de informações impossível de ser calculada é adicionada à Internet. Juntando com tudo o que já havia desde os primórdios do www, não é difícil imaginar a bagunça que seria se não houvesse ferramentas de indexação que permitissem que os usuários localizassem mais facilmente o que exatamente estão procurando. Se a gente olhar a Internet como um todo, o Google é, de longe, a ferramenta mais utilizada (não, não estou falando de qualidade e relevância). Mas, quando focamos em um serviço específico, a gigante das buscas nem sempre pode ajudar muito.

No caso do Twitter, por exemplo, o Google chegou a manter um acordo com o serviço para a localização de tweets em tempo real entre meados de 2009 e 2011, mas o acordo foi desfeito e os usuários ficaram na mão. Mas, para o bem de todos e felicidade geral da nação, contamos com o Topsy, uma espécie de Google Search para o serviço de microblog. Armazenando, atualmente, todos os tweets publicados no Twitter desde 2006, o serviço já conta com mais de 425 bilhões de fragmentos de conteúdo, que vão desde textos simples, passando por imagens e links. Sim, é muita raça de porcaria informação.

A interface não é das mais lindas (o esquema da sidebar lembra o Google antes da última reformulação), mas é simples e objetiva. No topo, fica o campo de pesquisa e a opção de selecionar a ordem que será utilizada para listar os tweets. Na primeira opção da sidebar, o usuário pode restringir a sua busca por um determinado período de tempo. Há opções fixas, como uma e cinco horas, e um, sete ou 30 dias, mas o usuário também pode definir um intervalo de tempo de acordo com as suas necessidades.

Outra opção de filtragem dos tweets é por links, fotos e vídeos, o que é uma grande mão na roda para encontrar imagens do Lingerie Day notícias relevantes sobre a política econômica mundial. Por fim, mas não menos importante, está a opção de o usuário restringir os tweets por idiomas, havendo dez opções (entre elas, Português, Espanhol e Inglês) distintas que facilitam muito a filtragem.

topsy_search

Para o co-fundador do Topsy e diretor de tecnologia Vipul Ved Prakash, "o que fazemos é criar novos produtos a partir dos dados [do Twitter], tornando [a ferramenta] complementar aos produtos que o Twitter está oferecendo". Para se ter uma ideia da dimensão e importância do trabalho do Topsy, o próprio Twitter fez uso das ferramentas da empresa para acompanhar a confiança dos eleitores na eleição presidencial americana em 2012 e no sistema que tentou prever o vencedor do Oscar em 2013 com base nas conversas dos usuários.

Particularmente, mesmo sendo extremamente carente de recursos e exibindo resultados de acordo com o que os algorítimos do Twitter julgam relevantes, acredito que o sistema de pesquisa nativo da rede social seja mais do que suficiente para a grande maioria dos usuários. Contudo, se você precisar fazer uma pesquisa mais específica, o Topsy ganha de longe. E, apesar de oferecer todas essas possibilidades gratuitamente a todos os usuários, o serviço conta com uma ferramenta voltada para agências que pode ser contratada a partir da bagatela de US$ 12 mil por ano.

Fonte: NYT.

relacionados


Comentários