Meio Bit » Arquivo » Software » Windows 7 Beta 1: Disponível* e com análises

Windows 7 Beta 1: Disponível* e com análises

15 anos atrás

Não deu para segurar o lançamento do Windows 7 Beta 1 até a CES 2009, logo mais em Janeiro. O primeiro beta do Vista SP3 Windows Seven já está sendo analisado por alguns especialistas em tecnologias Microsoft, como o Paul Thurrot. Ele fornece mais de 50 imagens, uma análise rápida e prometeu continuar usando o sistema e postar seus achados. Vale a pena acompanhar.

O Windows 7, pelo jeito, veio ao mundo com 3 tarefas: manter a dominância da Microsoft no desktop, manter o Linux longe dos netbooks e executar sumariamente o Windows Vista.

O Vista melhorou muito desde Dezembro de 2006. Análises de performance de vários websites mostram que as diferenças horrendas de performance foram resolvidas, drivers tornaram-se compatíveis e pelo menos aqui em casa, todo mundo gostou. Acharam ele mais amigável e fácil de usar que o Windows XP. E a percepção de desempenho é igual ou melhor que o seu irmão ainda dominante no mercado.

Mas o Windows 7 veio para corrigir vários erros cometidos pela Microsoft, que parece ter aprendido a lição: Cutting is Shipping é o mantra. Corte recursos para entregar algo que agrega valor de verdade, ao invés de promessas vazias. Performance é essencial. O SO precisa se adaptar ao ambiente e não consumir mais de 2/3 da memória disponível (no caso da instalação padrão do Vista, que consome mais de 700MB, sem a menor cerimônia). Não pode vir com bugs de transferência de arquivos que podem ser complicados de resolver, mas inferior ao algoritmo de 10 anos atrás, jamais.

Outra coisa que eu notei: os Internet Games estão de volta. Acredite se quiser, existem dezenas de milhares de pessoas reclamando da falta dos jogos de Damas e Gamão, que vem como um componente do XP e foram cortados do Vista. Se a fotos forem verdadeiras, eles voltaram. Quem disse que a Microsoft não ouve os consumidores?

Pelo que tenho lido, a cada lançamento, há surpresas, como a estabilidade já numa versão beta. Eu tenho notado nos artigos uma certa incredulidade dos jornalistas e profissionais. Parece não acreditar ser um beta de um sistema operacional Microsoftiano. Mas se você acompanha os blogs dos desenvolvedores dessa nova versão, vai encontrar informação valiosa dos bastidores. Inclusive já postei sobre isso: a MS adotou metodologias ágeis de desenvolvimento, misturadas a engenharia de software clássica.

Quem quiser saber mais, procure por Microsoft Solutions Framework e Microsoft Operations Framework.

Para algumas fotos do Seven, continue lendo. Para ainda mais fotos Windows 7, visite o site do Paul.

win7_beta_13

win7_beta_37 

win7_beta_live_11 

win7_beta_live_17 

win7_beta_live_26 

win7_beta_live_32 

* Em um torrent próximo de você. 😉

relacionados


Comentários