Meio Bit » Arquivo » Mobile » JoikuSpot - Transforme seu Nokia em um hotspot WIFI

JoikuSpot - Transforme seu Nokia em um hotspot WIFI

15 anos atrás

Imagine a cena: Durante uma conferência de imprensa a rede cai; o executivo da Nokia presente vai ao microfone e diz: “Não tema, com a Nokia não há problema”. Tira do bolso um N97, ou um N80, ou um E71, ou qualquer outro Nokia com 3G e WIFI; acessa um programinha chamado JoikuSpot. Todos os presentes descobrem uma nova rede WIFI, acessam normalmente e saem maravilhados com a tecnologia da empresa. O executivo passa pelo técnico que puxou o cabo do roteador original e pisca o olho, agradecendo pelo plano bem executado. No dia seguinte todos os sites e revistas publicam matérias sobre o feito.

Screenshot0048

Isso, claro, não aconteceu, pois eu não sou executivo da Nokia. Mas poderia, com a ajuda do melhor programa Symbian de todos os tempos: JoikuSpot.

O quê ele faz? Simples: Em um telefone Symbian com 3G e WIFI, ele cria um hotspot wireless e através dele compartilha o acesso 3G do telefone com qualquer dispositivo presente, como notebooks, desktops, iPods e até mesmo outros telefones com WIFI.

Isso mesmo, se você tem um telefone Symbian com plano ilimitado, não precisa de minimodem.

No momento estou com dois Macs e um iPod Touch pendurados em um Nokia E71, e ele está agüentando valentemente, apesar da conexão-lixo 3G da Vivo na região da Av. Paulista.

Claro, a idéia de compartilhar uma rede de dados PAGA, e muitas vezes limitada com qualquer um não é atraente, por isso é possível usar criptografia e chaves de acesso WEP/WEP2, limitando quem acessa sua rede. Como em um hotspot de verdade.

Quanto custa a brincadeira? NADA!

O JoikuSpot Light é gratuito! (mas não é livre, então o Stallman não aprova)

ele permite conexões HTTP e HTTPS, o que dá para o uso normal, incluindo gMail. Já o JoikuPremium, que custa R$66,00 permite acesso a todo tipo de conexão, inclusive Skype.

Problema: Os telefones 3G com WIFI não foram projetados para uso simultâneo de ambas as tecnologias. Em teoria não faz sentido, nem daria para o telefone estar conectado a duas redes ao mesmo tempo. Mas com o compartilhamento, há todo o sentido do mundo. E isso faz com que o aparelho seja mais exigido que o normal.

O resultado é um aquecimento considerável. Felizmente isso pode ser contornado com o uso de sistemas passivos de transmissão de calor. No caso coloquei meu telefone em cima de uma pia de mármore, e resolveu.

Quem não quer gastar dinheiro com minimodem, tem um bom telefone e precisa compartilhar sua conexão com um ou mais dispositivos, o Joiku é o canal do sucesso. Recomendo.

relacionados


Comentários